Gengivite Ulcerativa Necrosante Aguda

A gengivite ulcerativa necrosante aguda (GUNA), popularmente conhecida como boca de trincheira ou angina de Vincent, trata-se de uma sub-classificação da doença periodontal necrosante, uma infecção do tecido gengival. Nesta desordem, há o acometimento da gengiva, sem que outros tecidos periodontais sejam atingidos. Quando esta desordem evolui para outros tecidos periodontais, passa a receber o nome de periodontite ulcerativa necrosante.

Tem como agente etiológico bactérias anaeróbias como a P. intermédia e as pertencentes ao gênero Fusobacterium, bem como as espiroquetas, incluindo as do gênero Borrelia e Treponema.

Até a década de 1980, acreditava-se que a GUNA era uma consequência da infecção pelo HIV, sendo, portanto, denominada periodontite associada ao HIV. No entanto, nos dias de hoje já se sabe que está relacionado com a baixa imunidade, que pode ser causada por diferentes motivos como desordens sistêmicas, estresse e mudanças do hábito de vida. Além disso, a higiene bucal realizada de forma inadequada pode favorecer o surgimento da GUNA.

As manifestações clínicas incluem:

  • Necrose e/ou ulceração da margem gengival;
  • Formação pseudomembranosa;
  • Dor na margem gengival, que se apresenta avermelhada, sangrando facilmente;
  • Halitose.

O tratamento é feito por meio do debridamento e irrigação das áreas necrosadas, bem como a adoção de higiene bucal adequada e uso de enxaguante bucal e analgésicos. Uma vez que frequentemente está ligada a outras doenças sistêmicas, deve-se fazer o controle adequado das mesmas.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gengivite_ulcerativa_necrosante_aguda
http://www.dentistasp.com.br/orientacoes_039.asp

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Doenças, Odontologia