Intolerância à Lactose

A intolerância à lactose é um distúrbio enzimático envolvido no processo de digestão da lactose. Pessoas que apresentam esta intolerância possuem dificuldade no processo de digestão do leite e derivados.

A lactose é o açúcar presente no leite, quando consumida ela é quebrada em dois açúcares, a glicose e a galactose. Para que esta quebra ocorra é necessária a presença da enzima lactase no organismo. No caso de pessoas que não possui essa enzima, o processo de digestão da lactose do leite torna-se deficiente, acarretando no que chamamos de intolerância a lactose.

Essa intolerância leva a pessoa a não conseguir digerir o leite e seus derivados, gerando efeitos colaterais como cólicas no abdômen, ruídos intestinais, flatulência e diarréia. Mesmo se ingerida em pequena quantidade o processo de intolerância a lactose já pode se desenvolver, nesse caso, é necessário à restrição total do leite e seus derivados.

A intolerância à lactose pode ser diagnosticada por meio dos sintomas característicos, já citados, após a ingestão do leite, por meio de teste de níveis de hidrogênio anormais na respiração, ou teste de tolerância anormal ou biópsia da mucosa intestinal.

Para amenizar os sintomas da intolerância deve-se diminuir o consumo do leite e seus derivados ou até mesmo cortar totalmente esses alimentos do cardápio. Para evitar tais transtornos o portador da intolerância deve sempre ler os rótulos dos alimentos e verificar se nele contém lactose.

Os alimentos considerados vilões para os intolerantes a lactose são:

leites in natura e em pó (exceto o sem lactose), sorvetes, iogurte, leite condensado, queijos, café instantâneo, manteiga, requeijão, maioneses, creme de leite, molhos com leite, margarina, chocolate, chicletes, bebidas feitas de cacau, sopas industrializadas e embutidos derivados de leite em geral.

Para não sofrer com todos os sintomas relacionados a esta intolerância procure um médico e nutricionista para lhe auxiliar sobre essa patologia e desenvolver um cardápio adequado e acessível ao seu dia-a-dia.

Cristiane Zoller
Nutricionista
CRN8-3313

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.