Osteocondrite Dissecante

Por Débora Carvalho Meldau
A osteocondrite dissecante consiste em uma degenerescência de um osso situado logo abaixo de uma superfície articular, ocasionada pelo desprendimento de fragmentos ósseos de uma extremidade articular, em decorrência da perda do suprimento sanguíneo local.

Esta desordem pode afetar o osso de praticamente todas as articulações. Todavia, é muito mais frequente no joelho e cotovelos, especialmente em indivíduos do sexo masculino, entre 9 a 18 anos de idade.

A causa ainda não foi completamente elucidada. Alguns especialistas acreditam que a osteocondrite dissecente possa ser causada por pequenas lesões, ocorridas copiosamente, ou por distúrbios de crescimento. Desta forma, a prática de esportes que envolvem saltos, lançamentos e rápidas mudanças de direção podem aumentar o risco de desenvolvimento desta desordem.

As manifestações clínicas refletem são decorrentes da irregularidade da articulação acometida e incluem:

  • Inchaço e dor;
  • Rigidez, que pode evoluir para um travamento articular, levando à limitação da amplitude de movimento;
  • Estalos articulares;
  • Fraqueza contínua.

O diagnóstico é alcançado por meio de exames de imagem, como radiografia convencional, cintilografia óssea, ressonância magnética ou tomografia computadorizada, que são capazes de evidenciar a lesão óssea e apontar a melhor forma de tratamento.

O tratamento fica visa restaurar o funcionamento normal da articulação acometida e minimizar a dor, bem como diminuir o risco de evolução para uma osteoartrite. A forma de tratamento irá depender da estabilidade do fragmento e pode ser conservador ou cirúrgico. O primeiro inclui descanso articular, fisioterapia e anti-inflamatórios. Quando o tratamento conservador não ajuda após alguns meses, deve-se partir para a cirurgia, que pode ser de diferentes formas, envolvendo perfuração do osso subcondral, remoção ou religamento de corpos livres, mosaicoplastia ou preenchimento do defeito da cartilagem.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Osteocondrite_dissecante
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0482-50042004000200009
http://www.medicinenet.com/osteochondritis_dissecans/article.htm

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.