Prosopagnosia

A prosopagnosia, também conhecida como cegueira para feições, é um distúrbio neurológico que se caracteriza pela incapacidade de reconhecer rostos, embora a capacidade de reconhecer objetos possa encontrar-se inalterada.

Estudos apontam que 1 em cada 50 pessoas apresentam esta desordem em algum grau e acredita-se que seja hereditária. Até pouco tempo, a prosopagnosia está ligada apenas a alguma lesão cerebral ou afecções neurológicas que atingem regiões específicas do encéfalo.

Ao longo do século XIX foram relatados estudos sobre a incapacidade de reconhecer rostos, incluindo estudos de caso feitos por Hughlings Jackson e Chracot. No entanto, o termo prosopagnosia foi cunhado somente no ano de 1947, pelo neurologista alemão Joachim Bodamer, que descreveu três casos desta desordem.

O tratamento deve visar ajudar o indivíduo a desenvolver estratégias compensatórias, como, por exemplo, identificar as pessoas característica por característica, estratégia que inclui pontos secundários, como roupas, cor do cabelo, a forma do corpo, a voz, dentre outros.

Esta condição pode ser socialmente incapacitante, pois muitas vezes os portadores da prosopagnosia são incapazes de reconhecer amigos, parentes e colegas de trabalho.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Prosopagnosia
http://www.ninds.nih.gov/disorders/prosopagnosia/Prosopagnosia.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Prosopagnosia

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Doenças, Neurologia