Prostatite Não Bacteriana e Prostatodinia

As prostatites não bacterianas e a prostatodinia, também conhecida como síndrome da dor pélvica crônica, são os tipos mais observados de prostatite.

Estes tipos surgem em pacientes que apresentam uma inflamação prostática, mas que nunca tiveram infecção urinária bacteriana.

A etiologia da prostatite não bacteriana e da prostatodinia ainda não foi totalmente elucidada; todavia, o quadro clínico sugere que seja uma infecção causada por microorganismos ainda não identificados, ou então, que ela seja uma doença não infecciosa. Acredita-se também que o refluxo urinário possa afetar a próstata, resultando tanto na prostatite não bacteriana quanto na prostatodinia.

As manifestações clínicas da prostatite não bacteriana e da prostatodinia mais comumente observadas são: dor durante a micção, dificuldade em esvaziar a bexiga completamente, urgência miccional, aumento da necessidade de urinar, dor no púbis, no escroto, nas costas e na extremidade uretral, jato de urina mais fraco e problemas na manutenção do jato contínuo.

O diagnóstico das prostatites não bacterianas e prostatodinina é alcançado similarmente ao das prostatites bacterianas.

Normalmente, os pacientes que apresentam essas afecções não necessitam receber antibióticos; contudo, esses são utilizados por duas razões: a dificuldade que há em diferenciar prostatite bacteriana de não bacteriana e, também, porque pode haver alguma bactéria de difícil diagnóstico causando a doença. O que irá determinar se o tratamento continuará ou será interrompido, é a resposta do paciente a ele. Vários dos pacientes que não apresentam uma infecção bacteriana respondem positivamente aos antibióticos, pois muitos desses apresentam efeitos antiinflamatórios.

De acordo com os sintomas, os pacientes podem receber diferentes tratamentos para relaxar e reduzir a próstata, visando diminuir a obstrução urinária; massagens prostáticas podem ser realizadas para drenar o conteúdo da próstata.

Fontes:
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?349
http://www.sbu-sp.org.br/site/index.php/prostatite.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Prostatite
http://www.lincx.com.br/cuidando-de-sua-saude/saude-de-a-a-z/medicina/saude-do-homem/5575-prostatite.html
http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/8613

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Doenças