Refluxo Vesico-ureteral

Por Débora Carvalho Meldau
O refluxo vesico-ureteral consiste em uma condição anormal ligada à origem de infecções urinárias.

O normal é que a urina saia dos rins em direção aos ureteres até a bexiga, não retornando em condições normais, devido às válvulas existentes no aparelho urinário. Quando há alguma disfunção na válvula da junção uretero-vesical, a urina pode refluir, situação que pode carrear bactérias para os ureteres e para os rins, condição conhecida como refluxo vésico-ureteral.

Pode ser de dois tipos distintos:

  • Primário: causado por uma anomalia congênita do sistema valvular.
  • Secundário: decorrente de uma anomalia adquirida que acomete o sistema valvular do trato urinário, que pode ser ocasionada por uma lesão local ou um defeito de funcionamento vésico-esfincteriano.

Quando as bactérias ascendem o trato urinário, podem levar à infecção urinária, ocasionando febre, dor, náuseas, vômitos em decorrência da inflamação renal (pielonefrite). As lesões renais podem resultar em fibrose renal, comprometendo irreversivelmente o parênquima hepático. Outra consequência desta condição é a contração renal, resultando em uma redução do parênquima renal.

O diagnóstico habitualmente é feito por meio da ultrassonografia ou urografia excretora, capaz de avaliar o trato urinário alto, além de ureterocistografia ou cistografia isotrópica, com o objetivo de avaliar a bexiga urinária.

O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico. O tratamento clínico objetiva tratar a infecção urinária, com posterior estabelecimento de quimioprofilaxia, visando evitar recidivas. Os medicamentos comumente utilizados incluem antibióticos.

O tratamento cirúrgico deve ser uma opção em casos da presença de orifícios anormais, quando há outro distúrbio associado ou quando não é possível controlar a infecção.

Fontes:
http://www.projetodiretrizes.org.br/6_volume/36-RefluxoVesicUretr.pdf
http://www.hospitalsiriolibanes.org.br/hospital/especialidades/nucleo-avancado-urologia/doencas-urologicas/urologia-pediatrica/Paginas/refluxo-vesico-ureteral.aspx
http://www.urologia.com.br/htm/refluxo.htm

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.