Sarcoidose

Sarcoidose, também conhecida como Doença de Besnier-Boeck, é uma doença granulomatosa multisistêmica de etiologia desconhecida, caracterizada pela presença de granulomas não caseosos nos órgãos envolvidos. É uma doença rara e parece ter uma predisposição familiar, afetando principalmente adultos jovens, preferencialmente do sexo feminino.

Embora muitos órgãos possam ser acometidos, ela afeta em especial, pulmões, linfonodos, baço, fígado e pele. Os sintomas apresentados estão relacionados com os órgãos afetados.

Quando afeta o pulmão (90% dos casos), os pacientes apresentam tosse seca, chiado ou falta de ar, dor torácica e cansaço são os mais comuns.

Quando se trata da forma cutânea de doença (30-50% dos casos), a manifestação pode-se ocorrer de diversas formas: na forma aguda pode ocorrer a formação de nódulos inflamatórios acompanhados por febre e dor articular e é mais frequente em mulheres jovens; outra forma clínica é a formação de lesões cutâneas dando origem a placas elevadas e avermelhadas, sendo que sua localização mais frequente é a face. Uma das manifestações que mais ocorrem é chamada de Lupus pérnio, apresentando-se como infiltração localizada nas regiões centrais da face de coloração avermelhada.

Para que essa doença seja diagnosticada, nem sempre o histórico clínico ajuda, devido à inespecificidade dos sintomas. Deste modo, exames laboratoriais não confirmam o diagnóstico, mas podem mostrar alterações que demonstrem o grau de envolvimento da doença. Um exame de extrema importância é a radiografia torácica. Outros exames também podem ser solicitados. O diagnóstico definitivo é feito através da biópsia de um órgão acometido ou tecido.

Como é muito comum a existência de pacientes assintomáticos, a cura pode ocorrer sem a realização de qualquer tratamento. Por outro lado, a presença de algum sinal da doença autoriza o início do tratamento. Os medicamentos mais utilizados são os derivados da cortisona, sendo que o tempo de tratamento varia de acordo com cada caso, mas geralmente é bem longo, podendo ultrapassar um ano.

Fontes:
http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/000076.htm
http://www.brasilmedicina.com.br/especial/pne_oqe_sarcoidose.asp
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sarcoidose
http://www.dermatologia.net/novo/base/doencas/sarcoidose.shtml
http://www.medicinageriatrica.com.br/2008/07/04/estudo-de-caso-sarcoidose/

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Doenças