Decompositores

Dentro da biologia alguns seres desempenham o importante papel de reciclar a matéria orgânica. Eles são classificados como seres decompositores. Fazem parte desse grupo os fungos, as bactérias, e os protozoários. Cada um deles irá desempenhar diferentes tipos de trabalhos dentro do ecossistema. Como dependem da matéria orgânica que está se decompondo para obterem energia, esses seres se encaixam no grupo de organismos heterotróficos.

O ato de reciclagem praticado pelos seres decompositores representa um importante papel para o equilíbrio ecológico do planeta, pois além de darem um fim a parte dos restos orgânicos de seres mortos, eles produzem nutrientes. Esses nutrientes são essenciais para a continuidade da vida dentro dos ecossistemas. Algumas plantas, por exemplo, são extremamente dependentes desse processo, e nós homens, somos dependentes das plantas, novamente estamos lidando com o ciclo ambiental de vida.

O processo de decomposição depende da interação de alguns fatores, como a comunidade, o ambiente físico-químico e a qualidade dos recursos. Isso envolve temperatura, PH do solo, ambiente físico, carbono, umidade, etc.

Os principais grupos de decompositores trabalham de maneiras distintas. A seguir um breve resumo.

  • Bactérias – Esses pequenos seres são muito numerosos, se reproduzem rapidamente e se adaptam facilmente a situações extremas, portanto apresentam grande sucesso no processo de decomposição. Essas bactérias usam energia da luz solar, energias de fontes químicas e substratos orgânicos para realizarem o processo e fornecerem nutrientes.
  • Fungos – Os fungos possuem uma estrutura morfologicamente adaptada para realizarem o processo de reciclagem, chamadas de hifas fúngicas. Além de serem classificados como heterotróficos, os fungos são aeróbios.
  • Protozoários – A partir do consumo de micróbios que os protozoários obtém energia. Esses seres participam do processo de ingestão de partículas orgânicas nos sedimentos em decomposição. Também estão presentes e ativos no organismo de animais mortos. De acordo com seu comportamento no momento da decomposição, eles mantem um equilíbrio entre fungos e bactérias.

Lembrando que os micróbios estão presentes em todos os ambientes.

Curiosidade: As minhocas são comumente classificadas como decompositoras, mas esse é um equívoco: as minhocas se encaixam no grupo de seres detritívoros.

Referências bibliográficas:

Biologia: o estudo da vida. Edição 5a. Schraer e Stoltze, 1993.

https://webapp1.dlib.indiana.edu/virtual_disk_library/index.cgi/4928836/FID1596/html/biores/decomp/dctext.htm

Arquivado em: Ecologia