Reciclagem de papel

Mestre em Ecologia (UERJ, 2016)
Graduada em Ciências Biológicas (UFF, 2013)

A reciclagem de materiais, como o papel, é uma prática importante, pois é uma maneira de tentar reduzir os impactos das atividades humanas no meio ambiente. Os papeis tem múltiplas utilizações e são classificados, geralmente, nas categorias: 1) papel imprensa, destinado majoritariamente à impressão de jornais, mas também inclui periódicos, revistas, listas telefônicas, suplementos e encartes promocionais; 2) de imprimir e escrever; 3) papelão ondulado, majoritariamente dirigido para a produção de embalagens para transporte das mais variadas mercadorias; 4) papel-cartão, especialmente utilizado na produção de embalagens de bens de consumo imediato, como remédios, alimentos industrializados, cosméticos e brinquedos, entre outros; 5) sanitários, cujo principal produto é o papel higiênico, mas também engloba a produção de toalhas, guardanapos e lenços, entre outros produtos; 6) outros papéis para embalagens e os papéis especiais.

O papel comum tem como matéria prima as fibras de celulose extraídas de árvores com um alto teor de celulose (como pinheiro e eucalipto). Por outro lado, a matéria prima do papel reciclado vem do lixo (aparas). No caso da reciclagem de papel usado ou velho ocorre um reaproveitamento destas fibras de celulose, que serão reutilizadas na produção de papel novo e poderão ser novamente disponibilizadas para diversas finalidades. Apenas os papeis que se encaixam na categoria de sanitários não são recicláveis.

Papel recolhido e compactado em um centro de reciclagem. Foto: Antlio / Shutterstock.com

O processo de reciclagem do papel começa pela seleção do material, com a separação do material que será utilizado para ser colocado em contentores que irão gerar fibras novas para produção de papel a partir das fibras velhas. Normalmente as fibras recicladas são misturadas a pastas de refinador com fibras virgens. Essa nova mistura de pasta de celulose é submetida a um processo de refinamento e depuração onde o novo papel irá ganhar mais resistência e qualidade. Neste processo são retirados excessos de materiais contaminantes para o papel reciclado. Ao final a pasta é levada para a secagem e formatação. Após esse processo a reciclagem do papel se conclui e o novo material poderá novamente ser introduzido ao mercado consumidor.

Desta forma, quando reciclamos o papel ou o compramos reciclado estamos contribuindo para que menos árvores sejam cortadas para a produção de papel. Outro benefício da reciclagem do papel é a redução no uso de água e de energia para a fabricação de papel reciclado quando comparado às quantidades destes mesmos recursos utilizados na produção de papel virgem. Ao reciclar passamos a utilizar os recursos naturais de maneira mais responsável e sustentável.

Esta prática possui também um importante impacto na economia, pois impede o acúmulo de papeis em aterros sanitários, contribuindo para a redução de resíduos sólidos, diminuição de impactos negativos no solo e, consequentemente, diminuição da poluição.

Além da importância ecológica e econômica a reciclagem também tem um caráter social, pois significa geração de emprego, principalmente, em cooperativas de catadores e recicladores de papel. Estima-se que, ao reciclar papéis, sejam criados mais empregos do que na produção do papel de celulose virgem, uma vez que na reciclagem existem os processos de coleta, triagem e classificação dos materiais.

Referências Bibliográficas:

MACHADO, Gleysson B. 2013. Reciclagem de papel. <http://www.portalresiduossolidos.com/reciclagem-de-papel-2/>

PEREIRA, Henrique N.; LUNA, Mônica M. M.; NUNES, Igor M. de L.; FOOK, André V. L. As atividades da logística reversa e a cadeia de suprimentos do papel para embalagem. Encontro Internacional sobre gestão empresarial e meio ambiente - ENGEMA.

PLANETA BIOLOGIA. A Importância da reciclagem de papel. <http://planetabiologia.com/a-importancia-da-reciclagem-de-papel/>

RICCHINI, Ricardo. Reciclagem Industrial de papel. <http://www.setorreciclagem.com.br/reciclagem-de-papel/reciclagem-industrial-de-papel/>