Hidroginástica

Por Fernanda Lima
A hidroginástica como o próprio nome diz é um tipo de exercício praticado dentro da água que se popularizou muito e hoje em dia é muito procurada pelos benefícios que esta modalidade traz para o corpo e para a saúde. Este tipo de exercício surgiu na Alemanha para a possibilidade de pessoas da terceira idade terem uma forma de se exercitarem sem danos a saúde, por serem mais frágeis. Ela foi trazida para o Brasil na década de 80, para amenizar as lesões que os exercícios aeróbicos traziam para as pessoas.

Alguns especialistas afirmam que a hidroginástica esta sendo cada vez mais procurada, pois os exercícios realizados na água acabam sendo mais agradáveis, divertidos, mais estimulantes e eficazes. E isso ocorre porque na água os exercícios não são acompanhados de dores, transpiração e na maioria dos casos menos cansativos que os exercícios praticados fora da água.

Estes tipos de exercicios aquáticos são principalmente indicados para quem não é acostumado com exercícios e  para aqueles que tem pouco ou então nenhum condicionamento físico, também é indicado para todos os tipos de idades e para gestantes. A hidroginástica além de ser um exercício, melhora o stress do dia a dia, aliviando as tensões, massageia a musculatura e relaxa o corpo.

Os benefícios que a hidroginástica traz são:

  • melhora da postura;
  • melhora da respiração;
  • fortalece a massa muscular;
  • diminui o percentual de gordura;
  • melhora a flexibilidade das articulações.

A pratica da hidroginástica não traz risco, mas para praticá-la é necessário passar por uma avaliação médica. Entre os benefícios que esta pratica na água traz é o impacto do corpo, que é diminuído em 90%.

Os exercícios aquáticos existem há muito tempo e mesmo que não exista conhecimento em natação ou ao menos saiba algo sobre nadar pode-se pratica-lo, pois a água só alcança até os ombros e não é necessário afundar a cabeça na água. A altura ideal da agua para a prática dos exercícios é entre 1,20 m e 1,25 m.

Alem dos exercícios praticados na hidroginástica, ela também ajuda no processo de cura, em casos de recuperação em algumas cirurgias, ou doenças dos ossos como a osteoporose, é também indicada para pessoas com problema na coluna. Ela também atua no fator psíquico por conta da sensação agradável.

Uma das curiosidades da hidroginástica é que ela é praticada em piscinas aquecidas, o que tornam os músculos mais elásticos, e com isso evitando danos a musculatura e aos ossos. A hidroginástica hoje traz os mesmo benefícios que um exercício aeróbico tradicional, uma corrida ou até mesmo uma natação. Porém apesar da hidroginástica trazer tantos benefícios e ser uma atividade de pouco risco devido ao baixo impacto que se tem na água, sempre se pede avaliações médicas antes de qualquer atividade física, além de fazer o aquecimento.

Referencias
http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/011108_fit_hidroginastica_agua.htm
http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=1252