Amigos da Escola

Por Thais Pacievitch
Amigos da Escola é um Projeto idealizado pela Rede Globo, que incentiva o voluntariado nas escolas, com o objetivo de melhorar as condições nas escolas públicas.

Através da mobilização por meio da mídia, a comunidade se integra à escola. A idéia é que cada voluntário possa colaborar como puder.
As iniciativas são divulgadas com a intenção de multiplicar as ações dos voluntários.

Alguns exemplos:
- A escola precisa pintar sua fachada. Um pintor pode ser voluntário para tal tarefa, em seu dia de folga. Nesses casos a comunidade se mobiliza para ajudar.

- Uma professora aposentada pode realizar um clube de leitura, para os alunos que se interessem, ou mesmo realizar aulas de reforço escolar.

- Um jovem que sabe tocar violão pode ensinar aos alunos que quiserem aprender.

- Os voluntários podem plantar e cuidar de uma horta para melhorar a qualidade da merenda escolar.

Quaisquer ações não devem atrapalhar a rotina escolar. Para isso é necessário um planejamento, que normalmente fica sob a responsabilidade da Associação de Pais, Conselho de Escola, etc.

As atividades de cunho pedagógico não devem destoar tanto do que está previsto no Projeto Político Pedagógico da Escola, como em seu Regimento Escolar.

Os voluntários devem ser informados sobre as regras, horários e sobre alguns detalhes sobre o funcionamento da escola.

As ONGs também participam dessas ações voluntárias nas escolas, inclusive ajudando na organização.

Normalmente a escola pede ao voluntário que assine um Termo de Adesão, onde ele declara seu trabalho como voluntário. Isso evita problemas para a escola, no que diz respeito às questões trabalhistas, já que o voluntariado não caracteriza vínculo empregatício.

Cabe deixar claro que o Projeto não toma para si as responsabilidades do governo. A busca é por acrescentar qualidade, e não substituir eventuais carências.

Fontes
Acessado em 01 de mar. de 2008. Disponível em:
http://amigosdaescola.globo.com/