Cálcio

Por Luiz Ricardo dos Santos
O metal cálcio pertencente a família 2A da tabela periódica, é um metal alcalino terroso, de cor branco prateado.Foi isolado pela primeira vez pelo químico britânico Humphry Davy no ano de 1808, mediante eletrólise. Devido o metal em estado puro ser altamente reativo em contato com o ar atmosférico forma o óxido de cálcio, que seguido de hidratação concede a base hidróxido de cálcio, de acordo com a reação:

Cálcio metálico

O cálcio tema ampla utilização industrial principalmente na forma de carbonatos e fluoretos, como é comumente encontrado na natureza. Devido a sua alta reatividade o cálcio não é encontrado em forma pura devendo para uso em laboratório ser isolado por processos químicos. É utilizado na construção sob o nome de Cal virgem ou Cal viva como componente em reboco. Está presente nos ossos dos animais, nos laticínios e dissolvido em águas subterrâneas.

É utilizado como insumo da produção agrícola na forma de carbonato de cálcio popularmente conhecido como calcário, que por ser um sal alcalino é utilizado na correção do pH do solo, e como fertilizante na forma de sulfato e fosfato de cálcio. É também usado na indústria em sínteses de obtenção e purificação de outros metais.

Informações Importantes sobre o Cálcio

  • Símbolo: Ca
  • Número de oxidação: Ca²+
  • Massa Atômica: 40 u
  • Número atômico: 20
  • Ponto de Fusão: 842°C
  • Ponto de Ebulição:1484°C
  • Configuração Eletrônica: 1s², 2s², 2p6,3s²,3p6,4s²
  • Formas Naturais: carbonatos, bicarbonatos e fluoretos

O cálcio em análise qualitativa

Este elemento é pertencente ao quarto grupo de cátions, e tem como reagente o Carbonato de Amônio, que quando adicionado a uma solução contendo íons cálcio ocorre a formação de um precipitado branco de carbonato de cálcio, e com a adição de íons sulfato obtém-se um precipitado branco de sulfato de cálcio e compostos que contém o elemento confere uma coloração vermelho amarelada para a chama do bunsen.

Bibliografia:
http://wikienergia.com/~edp/index.php?title=C%C3%A1lcio

Vogel, Arthur Israel, 1905-Química Analítica Qualitativa / Arthur I. Vogel ;      [tradução por Antonio Gimeno da] 5. ed.  rev. por G. Svehla.- São Paulo : Mestre Jou, 1981 .