Nidação

Por Débora Carvalho Meldau
O termo nidação refere-se ao momento de implantação de um embrião de mamífero na parede uterina que ocorre durante a blástula. Como o processo de deslocamento do embrião das trompas uterinas (onde ocorreu a fertilização) até o útero pode demorar cerca de 4 a 15 dias, então a fixação do embrião ocorrerá nesse intervalo de tempo (4° ao 15° dia após a fertilização).

Quando o embrião encontrar o endométrio (membrana mucosa que reveste a parede do útero internamente), ele irá liberar enzimas que irão  “digerir” as células endometriais e ao mesmo tempo, é envolvido por outras células em proliferação do endométrio.

Na maioria dos casos, a nidação ocorre na parede posterior do útero, no endométrio. No entanto, qualquer parte do órgão está capacitada para que o concepto tenha um bom desenvolvimento. Apenas a parte inferior do útero (próxima ao óstio interno), é um local muito perigoso, resultando em uma placenta prévia, possível de causar grave hemorragia durante a gestação ou mesmo, no momento do parto, podendo levar o feto à morte, devido à falta de oxigenação. Após todo esse processo, o próprio embrião passa a produzir HCG (Hormônio Coriônico Gonadotrófico) que irá impedir a regressão do corpo amarelo, mantendo assim a produção de estrógeno e progesterona.

No caso das mulheres, pode ocorrer o sangramento de alguns vasos para a luz uterina durante a implantação do embrião. Este sangramento coincide com o período menstrual esperado, sendo assim, a mulher pode ficar confusa quanto à data de início de sua gravidez. Além do sangramento, podem ocorrer também cólicas leves, ou ainda um corrimento de coloração escura ou amarelada.

Após a nidação, tem início a formação das estruturas embrionárias, como: placenta, cordão umbilical e saco amniótico e após a 5° semana de gestação, a placenta começa a produzir estrógeno e progesterona para manter o endométrio, pondo fim à produção de HCG, e em consequência, há a regressão do corpo amarelo.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nidação
http://vilamulher.terra.com.br/anunes/nidacao-9-2990702-577-pf.html