Miami

Miami é uma cidade localizada na ponta sudeste da península da Flórida, pertencente ao condado de Miami-Dade. É a 42ª cidade mais populosa dos Estados Unidos, com 413,892 habitantes. Seu nome vem do grupo indígena local, os Maiyaimi (ou Maimi), que ocupava a área até o século XVIII, e que por sua vez, tirou seu nome do atual lago Okeechobee (na época, chamdo de Mayaimi, que significa “grande água”).

Vista aérea de Miami. Foto: Richard Cavalleri / Shutterstock.com

Vista aérea de Miami. Foto: Richard Cavalleri / Shutterstock.com

A Flórida moderna surge na década de 1560, quando os exploradores espanhóis chegaram pela primeira vez e reclamam a área. Os principais habitantes da região naquela época, eram os índios Tequesta e Seminole. Após a chegada dos europeus, a história da região ficou marcada por lutas envolvendo os EUA, Grã-Bretanha e Espanha pela posse da área e também pelas revoltas dos Seminole.

Em 1819, o ministro espanhol Luis de Onis negocia um tratado com o secretário de estado norte-americano John Quincy Adams e a Flórida se torna parte dos EUA. Até o final de 1800 a região da atual Miami permanece esparsamente povoada, até que Charles e Henry Lum compram a área para construir uma fazenda de côco, e erguem a primeira casa da região em 1886. O ponto comprado pelos dois irmãos eventualmente se torna o que é hoje conhecido como South Beach.

Na prática, a responsável pela criação da cidade é Julia Tuttle, que comprou 640 hectares na futura Miami Beach em 1891 e passou a cultivar laranjas. Ela convenceu o financista nova-iorquino Henry M. Flagler do vasto potencial da área, e que este deveria estender sua Florida East Coast Railroad para Miami em 1896, ano em que o local foi elevado a cidade. Flagler dragou a Miami Harbor, construiu o famoso Royal Palm Hotel, promovendo a cidade como um recanto de veraneio. Por volta de 1910, Miami já era uma área de lazer próspera.

Miami experimenta um aumento monumental de sua população durante os anos 1960, quando cerca de 260 mil cubanos chegaram em sua costa, fugindo do regime instalado por Fidel Castro. Sua chegada criou um grande impacto em Miami, que agora é uma metrópole bilíngue, onde a cultura cubana se tornou parte integrante da cidade. Miami hoje é sem dúvida um mosaico pan-americano e a cidade mais latina no mundo ao norte do México.

Atualmente, a cidade é um centro bancário e financeiro internacional, com a maior concentração de bancos Edge Act (bancos que fazem apenas empréstimos e depósitos internacionais), responsável também como importante fonte de empregos. A grande Miami tem uma economia altamente diversificada, com inúmeras empresas multinacionais, sendo líder nacional em tecnologia biomédica e do setor de cuidados com a saúde.

Bibliografia:
Miami, Fla. (em inglês). Disponível em: < http://www.infoplease.com/ipa/A0108554.html >. Acesso: 31/05/13.
Miami History. (em inglês). Disponível em: < http://www.destination360.com/north-america/us/florida/miami/history >. Acesso: 31/05/13.

Arquivado em: Estados Unidos