Estônia

A República da Estônia (Eesti Vabariik, em estoniano) é um pequeno país a nordeste da Europa, e constitui uma das três repúblicas bálticas, e que tem limites com o mar Báltico a oeste e a norte, a Rússia a leste, a Letônia ao sul e o Golfo de Riga a sudoeste. Seu território possui uma área total de 45.227 km², tamanho um pouco maior que o do estado do Rio de Janeiro. Com uma população de cerca de 2 milhões e 10 mil habitantes, a principal cidade e capital da Estônia é Tallinn, com cerca de 400 mil habitantes. Os estonianos seguem o cristianismo, dividido entre as igrejas evangélica luterana, a ortodoxa estoniana apostólica, (subordinada a Constantinopla), a ortodoxa estoniana, (subordinada ao Patriarcado de Moscou), católica romana e batista. Como membro da União Europeia, moeda do país é o euro, e a língua oficial é o estoniano.

Os estonianos são um dos povos de mais longa presença na Europa, tendo ocupado a área do Mar Báltico nos últimos 5.000 anos. Até o século XIII formavam uma nação independente, que acabou conquistada pela Alemanha, Dinamarca, Polônia, Suécia, e, finalmente, Rússia, cuja vitória sobre a Suécia em 1721 resultou no Tratado de Paz de Uusikaupunki, que garantiu o controle russo sob a moderna Estônia.

A independência permaneceu fora do alcance da Estónia até o colapso do Império Russo durante a Primeira Guerra Mundial, momento em que os estonianos formam uma república independente e democrática a 24 de fevereiro de 1918. Em 1920, pelo Tratado de Paz de Tartu, a Rússia soviética reconheceu a independência da Estônia e renunciou perpetuamente a todos os direitos sobre seu território.

A soberania do país durou 22 anos, até o início da Segunda Guerra Mundial, momento em que a Estônia seguiu uma política de neutralidade. A União Soviética, no entanto, incorporou forçosamente a Estônia como resultado do Pacto Molotov-Ribbentrop de 1939, em que a Alemanha nazista deu o controle da Estônia, Letônia e Lituânia à União Soviética em troca do controle de grande parte da Polônia. Em agosto de 1940 surge a República Socialista Soviética da Estônia.

Com a crise dos regimes socialistas em todo o leste europeu, os estonianos procuram um meio de reconquistar sua soberania.

Em 1990, a República da Estônia foi restaurada, e durante o golpe de Estado de agosto de 1991 na URSS, a Estônia declarou a independência plena. Ao contrário de Letônia e Lituânia, o movimento por emancipação na Estônia terminou sem sangue derramado. As eleições presidenciais foram realizadas em 20 de setembro de 1992. Desde que recuperou totalmente a independência, a Estónia teve dez governos com sete diferentes primeiros-ministros eleitos.

Bibliografia:
Estonia country profile (em inglês). Disponível em: <http://www.bbc.co.uk/news/world-europe-17220811>. Acesso em: 30 ago. 2012.
Estonia (em inglês). Disponível em: <http://www.state.gov/r/pa/ei/bgn/5377.htm>. Acesso em: 30 ago. 2012.
Mapa: http://wwp.greenwichmeantime.com/time-zone/europe/european-union/estonia/map/index.htm

Arquivado em: Europa