Luxemburgo

O Grande Ducado de Luxemburgo (em luxemburguês: Groussherzogtum Lëtzebuerg; em francês: Grand-Duché de Luxembourg; em alemão: Großherzogtum Luxemburg) é um país independente, sem saída para o mar, localizado na Europa ocidental. A capital do país é a cidade de Luxemburgo, e sua área é de 2,586 km², equivalente à metade da área do Distrito Federal. A população é de 516 mil habitantes, originários da mistura entre franceses e alemães. Há ainda importantes minorias de portugueses, italianos e belgas. A principal religião do país é o cristianismo, de segmento católico. Como membro da União Europeia, sua moeda é o Euro. O país divide limites com a Bélgica e oeste, França a sudoeste e Alemanha a leste.

A língua nacional de Luxemburgo é o luxemburguês, uma mistura de elementos antigos holandeses, alemães e franco. A língua oficial do serviço público, a lei, e o parlamento é o francês, embora o debate parlamentar e processos judiciais são realizados principalmente em luxemburguês e arquivos de casos de polícia são registrados em alemão. O alemão é o idioma principal da imprensa. Francês e alemão são ensinados nas escolas, com o alemão falado principalmente no nível primário e Francês no ensino secundário. Além disso, o Inglês é ensinado nas escolas de ensino médio. A maioria dos luxemburgueses, como resultado, fala pelo menos um pouco de Inglês.

Luxemburgo é uma monarquia constitucional subordinada a um governo parlamentar. Sob a Constituição de 1868, o poder executivo é exercido pelo Grão-Duque e pelo Conselho de Governo (gabinete), que inclui o primeiro-ministro, que atua como chefe de governo. O primeiro-ministro é o líder do partido político ou coligação de partidos que ocupa a maioria dos assentos no parlamento, conhecido como Câmara dos Deputados.

Depois de 400 anos de dominação por várias nações europeias, Luxemburgo conquistou o estatuto de Grão-Ducado em meio ao Congresso de Viena, a 9 de junho de 1815. Embora os luxemburgueses considerem 1835 o seu ano de independência (celebração do Tratado de Londres), o país não tinha autonomia política até 1839. Em 1867, Luxemburgo foi reconhecido como estado independente e garantiu sua neutralidade perpétua. Depois de ser ocupado pela Alemanha, nas duas guerras mundiais, Luxemburgo abandonou a neutralidade e se tornou um membro fundador da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), em 1949. É também um dos seis membros originais da União Europeia (UE), formada em 1951, a partir da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA).

O soberano atual, o Grão-Duque Henri, sucedeu seu pai, o Grão-Duque Jean a 7 de outubro de 2000, depois do anúncio de Jean de abdicar em dezembro de 1999, após um reinado de 35 anos.

Bibliografia:
Luxembourg profile (em inglês). Disponível em: < http://www.bbc.co.uk/news/world-europe-17548471 >. Acesso em: 24 nov. 2012.
Background Note: Luxembourg (em inglês). Disponível em: < http://www.state.gov/r/pa/ei/bgn/3182.htm >. Acesso em: 24 nov. 2012.
Mapa: http://www.bankleumi.lu/Personal/Welcome_to_Luxembourg/6302/

Arquivado em: Europa