Coagulograma

Por Douglas Madeira Fernandes
Coagulograma é um conjunto de provas, que podem ser solicitadas por médicos e dentistas para analisar e detectar alterações no tempo de coagulação do sangue.

O conjunto de exames podem ser solicitados como um todo ou individualmente de acordo com a necessidade médica.

Os exames que compõem o coagulograma são:

  • Tempo de Sangramento (TS)
  • Tempo de Coagulação (TC)
  • Tempo de Ativação da Protrombina (TAP)
  • Tempo de Ativação Parcial da Tromboplastina (KPTT ou TTPA)
  • Número de Plaquetas

Esses exames são muito importantes principalmente no pré-operatório de cirurgias de médio e grande porte, são fundamentais quando o paciente apresenta histórico de sangramentos repentinos ou de doenças que alteram a coagulação.

Também são solicitados quando um paciente for picado por algum animal ou inseto que possui toxina que altera a hemostase (coagulação). Importante salientar que nesses casos o animal ou inseto deve ser capturado e levado ao hospital junto com o paciente para ser realizado tratamento mais eficaz, caso não seja possível é realizado coagulograma para avaliar a ação da toxina.

Existem inúmeras doenças relacionadas a coagulação do sangue e por isso o coagulograma é muito solicitado na prática da clínica médica.

Um coagulograma Normal deve apresentar os seguintes valores de referência:

  • TS -  1  a  4  minutos
  • TC -  4  a  10 minutos
  • TAP -  10  a  14 segundos
  • TTPA - 24  a  40 segundos
  • PLAQUETAS - 150  a  400  mil/mmc

Lembrando que estamos falando de sangue que é um tipo de tecido conjuntivo na forma líquida, produzido na medula óssea, mas também pode ser produzido no baço e gânglios linfáticos. A produção de sangue recebe o nome de Hematopoiese e se configura com aproximadamente 34% de elementos figurados (Hemácias, Leucócitos e Plaquetas) e 66% de Plasma.

Uma das doenças mais famosas e necessita dos testes de coagulograma é a Dengue, que interfere diretamente na coagulação e na produção de plaquetas (trombocitopenia).

Outro teste que faz parte do coagulograma é o Dímero-D, avaliado por exemplo em casos de tromboembolismo pulmonar.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Coagulograma
http://portaldocoracao.uol.com.br/exames/coagulograma-completo-exame-laboratorial
http://fctbmf.blogspot.com.br/2012/02/exames-complementares-coagulograma.html

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.