Isolamento Acústico

Por Gabriella Porto
O isolamento acústico é a não passagem do som de um ambiente para outro. Isto pode ser conseguido através do uso de alguns materiais para o bloqueio das ondas sonoras, tais como: chapas metálicas, vidro, madeira maciça, parede de tijolo maciço, mantas de borracha, etc.

O isolamento acústico ou isolamento sonoro se dá a partir da utilização de materiais densos e pesados que tenham a capacidade de amortecer e dissipar a energia sonora. A energia sonora é uma energia mecânica, ou seja, pode ser interceptada e ter sua trajetória alterada pela intervenção de materiais sólidos.

A eficácia do isolamento acústico também pode ser obtida através da associação de materiais de diferentes naturezas, como uma porta de madeira com uma chapa de aço interna, ou mesmo a utilização de várias camadas do mesmo material. Isso dificulta a propagação das ondas sonoras, auxiliando na eficácia do isolamento acústico.

O som se propaga através de ondas, de vibrações. Por conta disso, é necessário que se evite o contato direto destes materiais diferentes entre si, utilizando camadas de borracha, espuma, ou qualquer outro material que venha a diminuir as vibrações das ondas sonoras ao ultrapassar os outros materiais.

É importante não deixar nenhum tipo de fresta entre os ambientes. Tal como os líquidos, o som tem a capacidade de passar por qualquer espaço que seja deixado aberto.