Ondas sonoras

Doutorado em Física (UFJF, 2019)
Mestrado em Física (UFJF, 2015)
Graduado em Bacharelado em Física (UFJF, 2015)
Graduado em Licenciatura em Física (UFJF, 2013)

O som é uma onda classificada como onda mecânica longitudinal, mas afinal, o que isso significa?

O estudo das ondas é a área da física denominada ondulatória. Como onda, entende-se movimento causado por qualquer tipo de perturbação, podendo ser um pulso ou sucessivos pulsos, que se propagam no vácuo ou em um determinado meio. Em termos de energia, uma onda é definida como sendo uma forma de transmissão de energia sem o transporte de matéria.

Ondas sonoras

As ondas, no geral, apresentam algumas propriedades e características particulares. No entanto existem na natureza vários tipos de ondas que são classificadas quanto a sua natureza, direção de propagação e direção de vibração.

Quanto a natureza, as ondas são classificadas como mecânicas ou eletromagnéticas. Quanto a direção de propagação as ondas são classificadas como unidimensionais, bidimensionais ou tridimensionais. Quanto a direção de vibração as ondas são classificadas como transversais ou longitudinais.

As ondas sonoras são classificadas como ondas mecânicas longitudinais. Como ondas mecânicas entende-se ondas que necessitam de um meio material para se propagar. Como ondas longitudinais entende-se ondas cuja direção de oscilação é paralela a direção de propagação. Um exemplo de onda longitudinal é representado pela figura abaixo.

Ondas sonoras mecânicas longitudinais.

Na natureza, os fenômenos de reflexão, refração e difração estão diretamente ligados as ondas independente de sua classificação. As ondas sonoras, em especial, apresentam algumas outras propriedades como eco, reverberação, intensidade do som entre outras.

O som é uma onda que só se propaga em um meio material. No ar atmosférico o som atinge uma velocidade de aproximadamente . Em outros meios diferente do ar o som atinge outros valores que dependerão das condições de temperatura, pressão.

Referências:

BONJORNO, José Roberto; BONJORNO, Regina Azenha; BONJORNO, Valter; CLINTON, Márcico Ramos. Física História & Cotidiano. São Paulo: Editora FTD, 2004, volume único.

HEWITT, Paul G. Física Conceitual. Porto Alegre: Editora: Bookman, 2011, 11ª. ed. v. único.

Arquivado em: Física, Ondulatória