Lei da Conservação de Energia

Por Susana Lorena
Seguindo mais ou menos o mesmo modelo da conservação de massas, em 1842, Julius Robert Mayer apresentou o modelo da conservação de energia. Dizendo que quando uma energia é perdida em uma reação, ela é transformada em uma energia de outro tipo.  Assim como na conservação de massa, em um sistema completamente fechado a energia permanece a mesma, só que no caso da energia, o sistema também precisa ser isolado termicamente para evitar a perda em forma de calor.

Uma forma de percebermos a mudança de energia de um tipo para outro é exemplificada assim:

Se segurarmos um corpo de testes do alto de um prédio e o mantivermos parado, ele possuirá apenas energia potencial conferida a ele pelo seu peso e a força da gravidade, calculada pela fórmula mgh: Sendo m a massa do corpo, g a aceleração da gravidade e h a altura do corpo. Agora, no momento em que soltamos esse corpo e ele cai por toda a altura do prédio. À medida que sua altura vai diminuindo com a queda ele perde energia potencial que vai se transformando em energia cinética com o aumento da velocidade expressa por: mv2 / 2, sendo m a massa do corpo e vê a velocidade dele em um dado momento. Nesse caso estamos tratando de energia mecânica, uma energia que faz os corpos se moverem. A energia potencial é usada nas usinas hidrelétricas. Aproveita-se a energia potencial da queda d’água para girar pás de turbinas (energia cinética), que por sua vez produzem energia elétrica.

Quando temos uma reação exotérmica acontecendo em um tubo de ensaio, por exemplo, a energia liberada na reação se transforma em energia térmica aquecendo o tubo e o ambiente a volta dele. O mesmo acontece com uma reação endotérmica. Se você toca o tubo onde acontece uma reação endotérmica, você o sente gelado. Já que absorve a energia a sua volta, ela absorve também parte da sua energia térmica quando você toca o tubo. Por isso a sensação de frio.

Fontes:
http://pt.wikibooks.org/wiki/Introdução_á_Física/Lei_da_conservação_da_energia_mecânica
http://profs.ccems.pt/PauloPortugal/CFQ/Massa_Energia/Massa_Energia.html
http://www.angelfire.com/ct2/3lambda/Conserva__o_de_Energia.htm