Microscópio Simples e Composto

Por Leopoldo Toffoli

Lupa

A lupa é um instrumento óptico de uma lente convergente, de distância focal pequena e grande convergência. Podendo ser chamada de microscópio simples ela é utilizada para ampliar imagens, de tal modo que consigamos ver os mínimos detalhes da imagem. Pelo fato da lente ser convergente a imagem formada será virtual.

Para que ocorra a ampliação da imagem, e esta seja direita, é necessário que o objeto esteja entre o foco objeto e a lente.

É possível determinar a o aumento produzido pela lupa através da expressão:

Al = d0C
Onde,

d0 é a distância mínima de visão distinta;
C é a convergência da lupa.

Microscópio composto

O microscópio composto ou simplesmente microscópio é um sistema de duas lentes convergentes, seria a mesma coisa que uma lupa associada a uma lente convergente.

Ele é muito utilizado para ampliar imagens que não são vistas a olho nu.

O microscópio é composto de duas lentes convergentes onde uma lente é chamada de lente objetiva, que é fortemente convergente e possui pequena distância focal (foc), esta lente produz uma imagem real e invertida e fica voltada ao objeto, a outra lente é chamada de lente ocular, que é menos convergente que a objetiva e também possui pequena distância focal (fob), ela é localizada no foco objeto e é ela que produz a imagem final.

Essas lentes ficam em extremidades opostas dentro de um tubo de comprimento L, chamado de canhão.

É possível determinar o aumento produzido pelo microscópio composto através da expressão:

Am = d0L / focfob
Fontes
GASPAR, Alberto – Física, volume único – 1. ed. – São Paulo : Ática, 2005.