Arquipélago

Por Thais Pacievitch
Um arquipélago é um conjunto de ilhas que se encontram próximas umas das outras. Os arquipélagos têm em geral as mesmas origens. Este conjunto de ilhas tem estrutura geológica idêntica e podem ser vulcânicas, coralíneas ou continentais.

* Arquipélagos continentais: Os arquipélagos continentais são formados de partes dos continentes que se soltaram. Esses arquipélagos começaram a se formar na época da desfragmentação da pangeia e estão sempre próximos dos continentes.

* Arquipélagos vulcânicos: são arquipélagos que tiveram sua formação dos vulcões submarinos, que entrando em erupção, formam esses arquipélagos. Esse tipo de formação da-se principalmente no oceano, longe dos continentes, pois é lá que se encontra maior concentração de vulcões submarinos.

* Arquipélagos coralinos: Existem diversas teorias sobre a formação de estruturas coralinas porém a mais aceita mundialmente é a de Charles Darwin, que diz que essas estruturas se formam pelo movimento das ondas e correntes marinhas no carbonato de cálcio proveniente do exoesqueleto de corais, madreperolras e gorgônias.

Os principais arquipélagos brasileiros são: Fernando de Noronha e Abrolhos.

O arquipélago de Fernando de Noronha se encontra a 545 km de Recife, capital de Pernambuco e 360 km de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Esse Arquipélago é formado pelo topo de montes de uma cordilheira que mede aproximadamente 4000 mil metros e esta submersa. O arquipélago é formado por 21 ilhas, rochedos e ilhotas num total de 26 km².

Arquipélago de Abrolhos fica próximo ao sul da Bahia, a 75 km da praia baiana e é formado por cinco ilhas: Redonda, Siriba, Santa Bárbara, Sueste e Guarita,. Esse arquipélago é destacável por suas ilhas estarem em posição circular e o arquipélago estar circulado pelo maior recife da America do sul.

Os arquipélagos são formações impressionantes e contém grande biodiversidade não só no Brasil, mas em todo o mundo.