Geografia da Bahia

Por Thais Pacievitch
O Estado da Bahia localiza-se ao sul da região nordeste do Brasil, sendo o Estado mais populoso da região. A capital da Bahia é Salvador, sua principal cidade. Outras cidades importantes são: Feira de Santana, Porto Seguro, Ilhéus, Vitória da Conquista, Juazeiro e Camaçari.

Suas divisas são as seguintes:

  • Norte – Piauí, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.
  • Sul – Espírito Santo e Minas Gerais
  • Leste – Oceano Atlântico
  • Oeste – Goiás e Tocantins

A Bahia é o Estado que tem o maior número de divisas com outros estados, é o quinto maior estado brasileiro em extensão territorial, ocupando uma área de 567.692,669 km², e possui o maior litoral do país, com 1.183 km de extensão.

A Bahia está localizada na região do semi-árido, sendo que é esse o clima (quente e seco) que predomina no interior do estado, onde as secas comumente são longas. No litoral e nos municipios a até 300 m de altitude (em relação ao nível do mar), o clima é tropical, ou seja, quente e úmido.

O relevo do estado é composto principalmente por planaltos, mas existem também planicies e depressões. A região de planície se estende pelo litoral baiano. Um dos grandes destaques do turismo baiano é a Chapada Diamantina, uma região de serras no centro do Estado. Os pontos mais altos do Estado são: o Pico do Barbado (2.033,3 m) e o Pico das Almas (1.836 m).

O rio mais importante da Bahia é o São Francisco, que cruza o estado do sul para o norte. Outros rios importantes são os rios: Paraguaçu, de Contas, Jequitinhonha, Pardo, Capivari e Grande.

A Baía de Todos os Santos é a maior reentrância da costa litorânea do país, com 1.052 km², onde são encontradas 56 ilhas. Vários rios deságuam na Baia de Todos os Santos, inclusive o Rio Paraguaçu, o maior rio genuinamente baiano. A praia mais famosa da Bahia é a de Itapuã.

A vegetação predominante é a caatinga, principalmente ao norte, nas regiões da Serra do Espinhaço e na depressão do São Francisco. No oeste do estado encontra-se uma região de cerrado, e a sudeste, a floresta tropical úmida.