Países desenvolvidos

Licenciada em Geografia (UFG, 2003)

Os países desenvolvidos são nações em que o desenvolvimento econômico e industrial está associado ao um padrão de qualidade de vida elevado. Por esta definição, percebemos que um país para ser classificado como desenvolvido, depende de bons indicadores econômicos e sociais e não apenas de um grande volume de produção industrial e econômica.

Desenvolvimento econômico e social

O elevado grau de industrialização e a reduzida dependência financeira são as principais características econômicas dos países desenvolvidos. Ter economia estável e em crescimento distingue estes países dos considerados subdesenvolvidos.

Embora os indicadores econômicos tenham peso significativo na classificação dos países quanto ao desenvolvimento, esta não é condição única para colocar uma nação, no seleto grupo dos países considerados desenvolvidos. Elevada expectativa de vida e baixas taxas de mortalidade infantil, por exemplo, são atributos que as nações desenvolvidas devem ter.

Características dos países desenvolvidos

As nações listadas na categoria de países com alto nível de desenvolvimento, não revelam o mesmo padrão de vida e nem a mesma condição econômica. No entanto, existem particularidades comuns à nações desenvolvidas. Vejamos:

  • Algumas foram nações colonizadoras, no período de expansão do capitalismo comercial.
  • Significativa parcela do PIB – Produto Interno Bruto é constituído por atividades econômicas ligadas à indústria, comércio e serviços.
  • Agricultura é especializada e há grande investimento em mecanização e tecnologia.
  • Possuem balança comercial favorável – importam produtos agrícolas e primários e exportam produtos industrializados.
  • No cenário global, ocupam posição de dominação econômica – as nações menos desenvolvidas dependem tecnológica e economicamente desses países.
  • A ciência e tecnologia são prioritárias e por isso, desenvolvidas. Há investimento público e privado expressivo em pesquisa.
  • As redes e serviços de transporte e comunicação são avançados e eficientes.
  • A população é altamente urbanizada e por isso, a concentração de pessoas nas atividades agropecuárias é reduzida.
  • As taxas de escolarização são elevadas e o analfabetismo é reduzido, se comparados aos países subdesenvolvidos.
  • As cidades possuem boa infraestrutura de mobilidade, lazer, moradia e segurança.
  • Com exceção de alguns países, como os Estados Unidos, o crescimento populacional é bastante reduzido. As taxas de fecundidade também são baixas.
  • Taxas reduzidas de mortalidade infantil e elevadas de expectativa de vida são típicos desses países com padrão de vida superior.

Quais são os países desenvolvidos?

  • No continente americano: Canadá e Estados Unidos
  • No continente asiático, países como: Japão, Rússia, Singapura, Coreia do Sul e Taiwan.
  • Na Oceania, as ilhas da Nova Zelândia e Austrália.
  • Continente Europeu: Países da Europa Ocidental como Inglaterra, França, Alemanha, Suíça, Áustria, Mônaco, Holanda entre outros.

Embora o título “país desenvolvido” seja designado com base em múltiplos fatores, nenhum país da América Latina ou do Continente Africano está classificado no grupo das nações desenvolvidas.

A China possui o segundo maior PIB do mundo – no topo da lista está os Estados Unidos – mas não é, em geral, colocada na categoria dos países desenvolvidos por ainda possuir indicadores sociais reduzidos.

Há pobres nos países desenvolvidos?

Embora as nações desenvolvidas possuam elevado padrão de vida, nesses países também existem problemas sociais, como violência, analfabetismo, fome e mortalidade infantil. O que difere esses países dos subdesenvolvidos é que a quantidade de pessoas vivendo em condições precárias é muito inferior às encontradas nos países pobres. Além disso, em geral, são asseguradas algumas necessidades básicas – como alimentação e acesso à educação - à população de baixa renda.

Bibliografia:

Geografia Espaço e Vivência – 8°Ano - Levon Boligian...[et al] – São Paulo: Saraiva, 2015

ONU – Pnud - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano – Relatório Desenvolvimento Humano – 2015. Disponível em: http://report.hdr.undp.org/

Revista Exame - http://exame.abril.com.br/mundo/os-25-paises-mais-desenvolvidos-do-mundo/

Arquivado em: Economia, Geografia