Países em Desenvolvimento

Por Thais Pacievitch
Países em desenvolvimento são aqueles nos quais, devido a diversas carências estruturais, uma parte importante de sua população vive em situação de pobreza, sem ter acesso a condições mínimas de alimentação, saúde, educação moradia e/ou serviços básicos.

A definição de país em desenvolvimento veio substituir a expressão país do Terceiro Mundo. Este termo, cunhado durante a Guerra Fria, surgiu quando dois blocos hegemônicos opostos (o bloco ocidental, liderado pelos Estados Unidos – Primeiro Mundo - e a União Soviética e seus aliados -Segundo Mundo) dominavam o cenário político internacional. Dentro deste modelo bipolar, o Terceiro Mundo era composto pelos países menos desenvolvidos em termos econômicos e tecnológicos (que não pertenciam a nenhum bloco). Ainda assim, o terceiro mundo abarcava países com diferentes níveis de desenvolvimento, e muito diferentes do ponto de vista político, religioso e cultural. O que estes países tinham em comum era o fato das suas populações viverem em condições de pobreza; dependência econômica do exterior; participação secundária num sistema internacional dominado pelos blocos anteriormente citados e, no caso de países africanos e asiáticos, acesso recente à independência política.

Dentro da Assembléia das Nações Unidas, grande parte dos Estados do chamados de Terceiro Mundo se agruparam no movimento de países não alinhados, a fim de articular e potencializar demandas comuns (luta contra o colonialismo e o imperialismo, desenvolvimento socioeconômico de suas populações, entre outras), constituindo um grupo organizado.

As mudanças políticas e econômicas que aceleraram o colapso da União Soviética (década de 1990) fizeram que o termo Terceiro Mundo fosse menos apropriado para citar estes países.

Para classificar os países em desenvolvimento o mais adequado é usar o IDH (índice de desenvolvimento Humano) que inclui três elementos: expectativa de vida ao nascer; Produto Interno Bruto (PIB) per capita e o grau de instrução (combinação da taxa de analfabetismo e o índice de escolarização). Contudo (para confirmar a inexatidão do termo país em desenvolvimento), dentro deste amplio grupo encontramos países como Brasil, México e Índia que possuem IDH médio/alto, com setores econômico, científico e industrial desenvolvidos. No outro extremo, também são considerados países em desenvolvimento países muito pouco desenvolvidos em termos de geração de dinheiro, desenvolvimento humano, vulnerabilidade econômica e alimentar.