Países em desenvolvimento

Licenciada em Geografia (UFG, 2003)

A expressão países em desenvolvimento é empregada quando se busca referir ao subgrupo de países subdesenvolvidos que apresentaram crescimento significativo, quer nos aspectos econômicos, como nos indicadores sociais. Estas nações também podem ser denominadas de países emergentes.

Em geral são chamados países em desenvolvimento aqueles que, embora sejam países periféricos, alcançaram um nível de industrialização maior que os demais, e portanto apresentam valores expressivos de PIB.

Classificação complexa

Subdesenvolvidos, em desenvolvimento, emergentes, semiperiféricos, em crescimento”. A classificação de países quanto ao nível de desenvolvimento é alvo de discussões, uma vez que a depender dos critérios adotados, distintas entidades e organismos podem categorizar os países em diferentes condições.

Os termos desenvolvido e subdesenvolvido são, em geral, utilizados para separar países com alto desenvolvimento socioeconômico dos que países com expressivos problemas nas áreas sociais e/ou econômica.

O termo país em desenvolvimento é utilizado, pela Organização das Nações Unidas (ONU) por exemplo, como sinônimo de país subdesenvolvido. Esta denominação é inerente à concepção de que os países vão evoluindo e passando automaticamente de nível, até alcançarem o patamar dos desenvolvidos, ideia essa, alvo de sérios questionamentos.

Em crescimento

Países como China, Brasil, Índia, México, Argentina e outros, são frequentemente nomeados como países em desenvolvimento. A intenção é dizer que estas nações embora possuam atributos gerais de subdesenvolvimento, as condições relacionadas à qualidade de vida da população têm avançado e há uma nítida ampliação econômica, financeira e industrial.

A expressão país em desenvolvimento, neste caso, refere-se a uma subcategoria dos países subdesenvolvidos. Entram neste grupo, então, as nações que apresentam os melhores cenários no que diz respeito à economia (PIB e PIB per capita) e aos indicadores sociais (mortalidade infantil, escolarização, expectativa de vida, taxa de analfabetismo e outros).

Quais são os países em desenvolvimento?

De acordo com o critério acima descrito, é possível listar alguns países em cada continente, que se encaixariam no conjunto dos países em desenvolvimento. Vejamos:

No continente americano: México, Brasil e Argentina são usualmente classificados como países emergentes ou países de mercado em crescimento. Possuem Produto Interno Bruto – PIB mais elevado que seus vizinhos latino-americanos e os indicadores sociais tem tido melhoria gradativa.

No continente africano: a África do Sul, embora tenha ainda grandes desigualdades sociais, é um país que tem ampliado nível de industrialização e ganhado destaque no cenário mundial. Em algumas classificações, países árabes do norte da África também são considerados na situação “em desenvolvimento”.

O continente asiático é marcado pela diversidade de seus países nos aspectos sociais, culturais e econômicos. No entanto, comumente são categorizados como países em desenvolvimento as nações industrializadas: dos Tigres Asiáticos (Coreia do Sul, Taiwan, Cingapura e Hong Kong), a gigantesca China, a também populosa Índia além monstros do petróleo no Oriente Médio: Emirados Árabes Unidos (Capital Dubai), Arábia Saudita, Qatar entre outros. A Rússia ora é categorizada como desenvolvida, ora em desenvolvimento, a depender dos critérios de avaliação.

Os países do leste europeu, especialmente os que viveram conflitos armados no último século e os que pertenciam ao bloco socialista no período da Guerra Fria, possuem indicadores similares a alguns países considerados subdesenvolvidos. Nações como Moldávia, Kosovo, Ucrânia, Romênia e Albânia, apesar de serem, frequentemente, listadas no grupo dos países desenvolvidos, tem uma série de características de ordem econômica e social, que contradizem a escolha.

Bibliografia:

ONU – UNICRio - http://unicrio.org.br/a-onu-em-acao/a-onu-e-o-desenvolvimento/

ONU - https://nacoesunidas.org/acao/desenvolvimento/

Projeto Apoema Geografia 8 / Cláudia Magalhães... [et al.]. São Paulo: Editora do Brasil, 2015.

Lucci, Elian Alabi. Geografia: homem & espaço / 8° ano. Elian Alabi Lucci, Anselmo Lázaro Branco. São Paulo: Saraiva, 2015.

Mapa níveis de desenvolvimento. https://howmuch.net/articles/countries-by-united-nations

Países europeus com baixo nível de vida - http://curiousstats.com/pt/spe49.html

Arquivado em: Economia, Geografia