A Ascensão do Fascismo e do Nazismo

Por Ana Paula de Araújo
O Fascismo surgiu devido à crise econômica vivida pela Itália a partir do fim da Primeira Guerra Mundial. Embora tendo ficado do lado vitorioso da Guerra, a Itália não foi beneficiada com as recompensas prometidas, o que ocasionou um aumento na inflação, desemprego, fome, dentre outros problemas econômicos no país.

O monarca, Rei Vitor Emanuel III, foi incapaz de atender às reinvindicações das manifestações populares, enquanto as classes médias e altas ficavam apavoradas com estas manifestações dos trabalhadores.

Foi quando Benito Mussolini fundou uma organização chamada “fasci di combattimento”, junto com ex-combatentes e desempregados e financiada por industriais. Tal organização transformou-se no Partido Nacional Fascista, e se utilizava de ações violentas para tentar restabelecer a ordem no país. O Rei acabou por encarregar Mussolini de formar um novo governo, em 1922.

O Nazismo nasceu também após a Primeira Guerra Mundial, período a partir do qual a Alemanha entrou em crise econômica que desestrutura a produção e o comércio do país. Esta crise permitiu a ascensão do poder do partido Nazista, liderado por Adolf Hitler.

A partir das ideias racistas de Hitler e de seu poder de persuasão, surgiu na Alemanha um regime totalitário e militar que era baseado na idéia de regeneração nacional, a qual se daria por meio do extermínio das raças consideradas impuras (judeus, cristãos, negros, etc). Durante este regime aconteceu o Holocausto, episódio da história mundial em que milhares e milhares de pessoas foram mortas cruelmente por uma nação completamente dominada pelas ideias nazistas.

Ambos, fascismo e nazismo, acabaram influenciando as ideias políticas no mundo todo, chegando fatalmente ao Brasil e influenciando a história política do nosso país, especialmente no período da ditadura militar.

Os regimes fascista e nazista acabaram por adquirir grande poder popular e admiração das classes trabalhadoras, pois criaram leis e se posicionavam ao lado destas classes, mesmo que de forma fictícia. Faziam eventos e trabalhavam a mentalidade do povo de modo a aumentar sua auto-estima e o sentimento de nacionalismo, pois precisavam do povo ao seu lado para realizarem suas propostas políticas. O Nazismo, por exemplo, realizou um grande programa social para as massas populares, dando-lhes férias, esportes dentre outras conquistas que antes não existiam. A ideia era “distrair” a atenção das pessoas beneficiando-lhes, para que assim pudessem tê-los ao seu lado, enquanto que se utilizavam destas mesmas pessoas para exterminar muitas outras, seja fisica ou moralmente. Sua essência, portanto, está no totalitarismo, na ideia de que o chefe-de-Estado controla tudo e todos. Por conta disso, este mesmo chefe era tido pelo povo como um “herói”, alguém intocável, acima de qualquer suspeita. O objetivo final era a homogeneização da sociedade, ou seja, aqueles que estivessem fora dos padrões deveriam ser eliminados de alguma maneira, marginalizados, escravizados, mortos. Para conseguir tais objetivos, estes regimes se utilizavam exageradamente do medo.

Os fatores que promoveram a ascensão destes dois regimes tanto na Alemanha e na Itália quanto em outros países da Europa e na América, foram:

  • Os problemas econômicos ocorridos nestes locais após a Guerra;
  • A ignorância da grande massa popular, a qual se deixava levar facilmente pelas ideias totalitaristas em troca de pequenas melhoras nas suas vidas;
  • A rejeição às ideias opostas, de movimentos como o comunismo e o anarquismo que promoviam certa desordem na sociedade através de suas manifestações;
  • A influência de pessoas da alta sociedades, industriais, militares, etc. Pessoas que inspiravam confiança e que se beneficiavam financeiramente com tais regimes;
  • As dificuldades das classes trabalhadoras com a crise econômica.

Fontes:
http://www.grupoescolar.com/pesquisa/a-ascensao-do-fascismo-e-do-nazismo.html
http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/historia/historia_trab/histnazfascismo.htm
http://www.debatesculturais.com.br/os-caminhos-para-o-triunfo-do-fascismo-e-do-nazismo/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ascens%C3%A3o_do_nazismo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nazismo