Batalha de Salamina

Mestrado em História (UFJF, 2013)
Graduação em História (UFJF, 2010)

A Batalha de Salamina foi o combate entre a frota persa e a grega no ano 480 a.C.

batalha salaminaNo século V a.C., gregos e persas se envolveram em uma séria de conflitos que, em grande parte, foram causados pela tentativa de cada lado de conquistar a região da Jônia, na Ásia Menor. Mileto, que era uma colônia grega na Jônia, tentou se livrar do domínio persa e forneceu o estopim para o início dos conflitos. Esses embates ficaram conhecidos como Guerras Médicas e ocorreram em dois momentos. Tanto a Primeira Guerra Médica como a Segunda Guerra Médica repercutiram na história da humanidade.

Alguns anos depois da Primeira Guerra Médica, os persas, comandados pelo rei Xerxes, entraram em Atenas e destruíram importantes monumentos da Acrópole. Era o início da Segunda Guerra Médica. O sucesso das investidas dos persas deixou toda a Grécia central aos pés de Xerxes. A frota grega foi forçada a abandonar Atenas e buscar refúgio em Salamina, local onde Temístocles, general ateniense, organizou seu exército e o preparou para um intenso combate contra os persas.

De acordo com o planejado por Temístocles, os gregos atraíram os persas para um combate naval no estreito que separa Salamina da Ática em setembro de 480 a.C.. O rei Xerxes estava muito confiante em seu exército, especialmente após a devastação que havia promovido em Atenas. No entanto, Temístocles concentrou sua frota com 200 embarcações na baía de Salamina para enfrentar os persas em uma localidade onde não conheciam muito bem. Sem ter como se defender, os persas foram derrotados na Batalha de Salamina, que provavelmente ocorreu no dia 29 de setembro de 480 a.C..

A Batalha de Salamina mudou o rumo da Segunda Guerra Médica, forçando os persas a recuar após importantes conquistas. O próprio rei Xerxes, que participava da campanha, viu-se obrigado a regressar à Ásia, deixando o comando da frota restante para Mardónio. Os embates ainda virariam o ano, mas, em 479 a.C., os persas seriam completamente vencidos nas costas da Ásia Menor. A vitória mudaria o contexto da região, pois Atenas lideraria a Confederação de Delos, uma aliança entre as cidades-estados gregas, na organização de suas defesas e aparatos militares.

Fontes:
http://www.dw.de/batalha-de-salamina-decidiu-destino-da-europa-em-480-ac/a-4200910
http://www.youtube.com/watch?v=dw576klzYnA
http://www.leonelcunha.com/aulashca/documentos/mod1/6Grecia_Salamina.pdf