Chegada de Cabral ao Brasil

Por Ana Paula de Araújo
Em meados dos séculos XV e XVI, Portugal e Espanha já eram consideradas as duas nações mais poderosas do mundo na época por terem avançado nas Grandes Navegações, saindo de seu continente em busca de novas terras para explorar. Obtiveram êxito na exploração das índias, trazendo assim grandes lucros para a Europa e para o seu reino em particular. Foi assim que, animado pela possibilidade de explorar outras terras e trazer de lá mais riquezas para Portugal, Dom Manuel organizou uma esquadra comandada por Pedro Álvares Cabral, dizendo que teria o objetivo de dominar o comércio do Oriente.

Foi assim que as Caravelas de Cabral sairam de Portugal no dia 09 de Março de 1500, contando com aproximadamente 1400 homens, entre marinheiros, técnicos em navegação, escrivãos, cozinheiros, padres e ajudantes, e acabaram por se desviar do caminho das Índias (intencionalmente ou não), chegando ao Continente Americano, mais precisamente ao Brasil, em 22 de Abril de 1500.

Nesta data as caravelas da esquadra portuguesa chegaram ao litoral sul do atual estado da Bahia, onde avistaram um monte ao qual batizaram de Monte Pascoal, pois chegaram aqui na época da Páscoa.

Ao chegarem aqui, mantiveram contato com os nativos, escreveram ao Rei de Portugal contando a respeito de todas as riquezas naturais que encontraram, e se estabeleceram aqui com uma colonia de exploração.

O desembarque aconteceu no dia 23 de Abril, 45 dias após a partida de Portugal. Dois dias depois, em 26 de abril, é rezada a primeira missa no território. No dia 1º de maio, Pedro Álvares Cabral oficializa a posse das terras brasileiras pela Coroa portuguesa com a celebração da segunda missa diante de uma cruz marcada com o brasão real.

Apesar dos avanços nas pesquisas históricas, ainda hoje há historiadores que defendem a tese de que Pedro Álvares Cabral teria chegado aqui casualmente, enquanto outros consideram que a vinda do explorador português foi intencional, pois Portugal já possuia suas técnias em navegação muito avançadas, e tinha muitos interesses em explorar “novas terras”. Há ainda historiadores que afirmam que antes de Cabral, Portugal já havia chegado às terras brasileiras por meio de outras expedições.

Fontes:
http://eduardogeneroso.blogspot.com.br/2007/10/chegada-de-cabral-ao-brasil.html
http://www.grupoescolar.com/pesquisa/a-chegada-de-cabral-ao-brasil.html