Exercícios - Governo de Juscelino Kubitschek

Lista de exercícios sobre o período em que o Brasil foi governado por Juscelino Kubitschek.
Ler artigo Governo de Juscelino Kubitschek.


Exercício 1: (PUC-RIO 2008)

“Como nasceu Brasília? A resposta é simples. Como todas as grandes iniciativas, surgiu quase de um nada. A idéia da interiorização da capital do país era antiga, remontando à época da Inconfidência Mineira. A partir daí viera rolando através das diferentes fases da nossa História: o fim da era colonial, os dois reinados e os sessenta e seis anos de República até 1955. [...]

Coube a mim levar a efeito a audaciosa tarefa. Não só promovi a interiorização da capital no exíguo período do meu governo, mas que essa mudança se processasse em bases sólidas, construí, em pouco mais de três anos, uma metrópole inteira – moderna e urbanisticamente revolucionária – que é Brasília”.

(Juscelino Kubitschek. Por que construí Brasília? Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2000. Coleção Brasil 500 Anos. p: 7)

A partir da citação acima e de seus conhecimentos sobre o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1960), EXAMINE as afirmativas abaixo:

I – O projeto nacional-desenvolvimentista do governo J.K. caracterizou-se pelo compromisso com a democracia e pela intensificação do desenvolvimento industrial de tipo capitalista.

II – A marcha para o oeste representada pela construção de Brasília e do cruzeiro rodoviário pretendeu promover uma maior articulação entre o litoral e o interior do território brasileiro, visando integrar a nação.

III – A política econômica do governo J.K., definida no Plano de Metas, apoiou se no incentivo aos investimentos privados de capital nacional e estrangeiro, bem como nos investimentos estatais na infraestrutura nacional.

IV – Kubitschek apoiou-se na aliança dos partidos PSD (Partido Social Democrático) e PTB (Partido Trabalhista Brasileiro).

ASSINALE a alternativa correta:


Exercício 2: (PUC-RIO 2007)

Durante o governo de Juscelino Kubitschek de Oliveira (1956-1961), o setor socioeconômico caracterizou-se pelo desenvolvimentismo , expressado pelo Plano de Metas, que continha trinta e um objetivos estratégicos para o desenvolvimento do país.

Com base no exposto, examine as afirmativas abaixo.

I - A energia, a educação e a indústria básica foram três dos setores estratégicos do governo JK.

II - A agricultura de exportação foi o setor econômico de maior expansão durante os anos JK, permitindo acumulação de divisas estrangeiras.

III - O desenvolvimento industrial foi possível pela conjugação de investimentos estatais e privados, dentre os quais merece destaque a presença de capital estrangeiro.

IV - A construção da nova capital – Brasília – foi considerada a meta síntese, pois expressava, de um lado, os esforços de integração do território brasileiro e, de outro, a modernidade do momento vivido.

Estão corretas:


Exercício 3: (ADVISE 2009)

A implementação da indústria automobilística foi uma das metas alcançadas pelo governo Juscelino Kubitschek (1956-1961). A imagem abaixo representa a boa recepção que este empreendimento teve por parte da sociedade do país.

Fonte: O Cruzeiro, n.27, 16 abr. 1960 (CPDOC/FGV/r47)

A política de industrialização e de internacionalização da economia foi recebida por grande parte da população brasileira como um avanço social. Eram os chamados “anos dourados”, dominados por certo espírito de prosperidade e confiança, comum à boa parte do mundo ocidental. Além da meta citada, muitas outras foram conquistadas durante a era JK. NÃO faz parte destas: