Vespa

Por Thais Pacievitch
A vespa é um inseto pertencente à ordem Hymenoptera. Existe uma grande variedade destes insetos, com hábitos e características estruturais diversos. Basicamente há vespas que vivem sozinhas e aquelas que vivem em sociedade. No primeiro grupo não há operárias e cada uma constrói seu próprio ninho. No segundo grupo estão as grandes vespas, aquelas com manchas amarelas e outras que têm todo o corpo de cor avermelhada e vivem em colônias formadas por machos, fêmeas e operárias estéreis.

Estes insetos são capazes de perceber odores com suas antenas, possuem dois pares de asas, três pares de patas e fortes mandíbulas. Seu sistema de visão é formado de dois olhos compostos e três simples. Seus hábitos são diurnos.

Cada colônia dura somente um ano, pois as rainhas que nascem na sociedade atravessam o inverno todo e, na primavera seguinte, cada uma delas forma uma nova comunidade, os machos e as operárias morrem, no final do outono. As vespas habitam campos, jardins e construções humanas. As larvas são alimentadas com restos de insetos e tecido animal em decomposição.

As vespas que vivem em sociedade constroem seus ninhos com uma substância semelhante ao papel (feita com fibras mastigadas). Os ninhos das grandes vespas, assim como aquelas com manchas amarelas, são compostos de várias camadas de cubículos (cujo formato é hexagonal) dispostas no interior de uma estrutura de formato globular. As vespas de cor avermelhada constroem seus ninhos abertos, feitos só com um favo. A construção inicial deste ninho fica a cargo da rainha, que é a única que sobrevive ao inverno. Os primeiros ovos se transformam em operárias, que continuam construindo o vespeiro e cuidam das crias. A colônia desta espécie pode abrigar várias centenas de vespas, Já a comunidade das vespas com manchas amarelas comporta milhares de insetos.

O tamanho das vespas varia muito de acordo com cada espécie, as maiores podem medir até 5 cm. As vespas fêmeas e as operárias possuem um ferrão que utilizam para atacar suas presas ou defender-se dos seus predadores. O veneno deste inseto contém uma histamina e uma substância capaz de dissolver glóbulos vermelhos do sangue. A picada da vespa pode ser fatal para pessoas com sensibilidade ao seu veneno.

Normalmente as vespas são carnívoras (comem aranhas, moscas e borboletas), mas algumas comem vegetais (como frutas bem maduras). As vespas jovens só se alimentam de insetos ou restos deles.