Escritores da Literatura Judaica

A literatura judaica é integrada por obras como as Leis e o Estudo da Torá, as publicações místicas, como o Zohar, e outros temas mais amplos, incluindo livros filosóficos; as Escrituras Sagradas; os Apócrifos; as epístolas judeo-helenas provenientes do Egito e de outras nações de língua grega; o saber dos rabinos, o qual atinge seu ápice na publicação monumental conhecida como Talmud; a produção literária da era intitulada hispano-judaica, que engloba interpretações de obras literárias e poemas, criadas nos idiomas hebraico e árabe; as criações do período Renascentista, entre outros. Estes trabalhos se modificam o tempo todo e mudam conforme o contexto. Aqui também está inclusa a moderna literatura hebraica. A literatura dos israelenses vem conquistando um âmbito maior com a realização de Festivais específicos e com entregas de premiações significativas. Destacam-se alguns autores judaicos: Isaac Asimov, Anne Frank, Paul Auster, Saul Bellow,  Harlan Coben, E. L. Doctorow,  Primo Levi, Norman Mailer,  Cynthia Ozick,  Philip Roth, I.B. Singer.

Autores e Obras:

  • Harlan Coben: Quebra de Confiança; Jogada Mortal; Sem Deixar Rastros; O Preço da Vitória; A Promessa; Quando Ela se Foi; Refúgio; Uma Questão de Segundos; Não Conte a Ninguém; Desaparecidos para Sempre.
  • Isaac Asimov: Trilogia da Fundação; Robôs; Império Galáctico; Vigilante das Estrelas; Os Anéis de Saturno; Fim da Eternidade; Viagem Fantástica; Nemesis; Os Próprios Deuses.
  • Anne Frank: O Diário de Anne Frank.
  • Paul Auster: A Trilogia de Nova York: Cidade de Vidro; Fantasmas; O Quarto Fechado à Chave; No País das Últimas Coisas; Palácio da Lua; A Música do Acaso; Leviatã; Mr. Vertigo; Invisível; Sunset Park.
  • Saul Bellow: The Victim; Agarra o Dia; O Rei da Chuva; Herzog; O Planeta do Senhor Sammler; Humboldt’s Gift; Collected Stories; The Dean’s December; A Theft; The Actual.
  • E. L. Doctorow: Ragtime; Deus, um Fracasso Amoroso; Homer and Langley; O Livro de Daniel; Billy Bathgate; O Lago da Solidão; A Mecânica das Águas; A Grande Feira; Welcome to Hard Times.
  • Primo Levi: É Isso um Homem?; A Trégua; Vizio di Forma; Momentos de Reparação; O Sistema Periódico; Os Afogados e os Sobreviventes; A Chave-Inglesa.
  • Norman Mailer: Os Nus e os Mortos; Parque dos Cervos; Um Sonho Americano; O Prisioneiro do Sexo; A Canção do Carrasco; A Luta; Noites Antigas; O Fantasma da Prostituta; O Evangelho Segundo o Filho.
  • Cynthia Ozick: Vagalumes e Parasitas; O Xale; Corpos Estranhos; The Messiah of Stockholm.
  • Philip Roth: Adeus, Columbus; Complô Contra a América; O Complexo de Portnoy; O Avesso da Vida; Patrimônio; Indignação; Casei com um Comunista; A Marca Humana; Homem Comum; O Teatro de Sabath; Fantasma Sai de Cena.
  • I.B. Singer: Satã em Gorai; O Mago de Lublin; O Escravo; Breve Sexta-Feira; O Golem; Um Amigo de Kafka; Inimigos: Uma História de Amor; Um Menino À Procura de Deus; 47 Contos de Isaac Bashevis Singer; O Penitente; Yentl; Histórias Para Crianças; No Tribunal de Meu Pai.

Fontes:
http://colecao.judaismo.tryte.com.br/livro3/livro3cap2.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_judaica#Literatura_judaica
http://www.skoob.com.br/livro/lista/E.+L.+Doctorow/tipo:autor/
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u344500.shtml
http://www.relativa.com.br/defaultlivros.asp?Origem=Pesquisa&TipoPesquisa=Autor&PalavraChave=CYNTHIA%20OZICK
http://www.livrosabertos.com.br/2013/03/05/corpos-estranhos-cynthia-ozick/
http://www.fnac.pt/The-Messiah-of-Stockholm-Cynthia-Ozick/a705141

Arquivado em: Literatura