Escritores do Realismo Português

O movimento realista está atento à autenticidade dos acontecimentos e à consistência do real. Ele nasce na França, em 1857, como uma resposta ao excessivo subjetivismo dos românticos e ao constante cultivo da utopia. Seu marco inicial foi a publicação do clássico Madame Bovary, de Gustave Flaubert. Entre os portugueses esta escola tem início com a controvérsia entre seus adeptos e os integrantes do Romantismo; esta querela se tornou famosa como a Questão Coimbrã. Ela implica em um debate acalorado entre António Feliciano de Castilho, autor do posfácio para a obra Poema da Mocidade, criada por Pinheiro Chagas, e o poeta Antero de Quental, o qual recrimina seu antagonista e intercede a favor do ideal do realismo no livreto Bom senso e bom gosto. Antero advogou a causa da responsabilidade social da poesia, enquanto Cesário Verde procurou imprimir a sua poesia a naturalidade, recurso que destaca o discurso consistente e o coloquialismo. Eça de Queiróz, na prosa, criou narrativas nas quais estão ostensivamente presentes o determinismo e os elementos impressionistas. Com estes instrumentos o autor tece críticas à classe burguesa e à Igreja.

Autores e Obras do Realismo Português

  • Eça de Queiroz: O Crime do Padre Amaro; O Primo Basílio; O Mandarim; A Relíquia; Os Maias; A Ilustre Casa de Ramires; Correspondência de Fradique Mendes; A Cidade e as Serras; A Tragédia da Rua das Flores.
  • Antero de Quental: Sonetos de Antero; Beatrice e Fiat Lux; Primaveras Românticas; Odes Modernas; Bom Senso e Bom Gosto; Sonetos Completos; Raios de Extinta Luz; Prosas.
  • Cesário Verde: A Débil; A Forca; Cadências Tristes; Deslumbramentos; Em Petiz; Flores Velhas; Heroísmos; Ironias do Desgosto; Lágrimas; Merina; Noite Fechada; O Sentimento dum Ocidental; Provincianas; Responso; Setentrional; Vaidosa.
  • Fialho de Almeida: A cidade do vício; O país das uvas; Contos.
  • Guerra Junqueiro: A musa em férias; Os simples; A velhice do Padre Eterno.
  • Gomes Leal: Claridades do sul; O anti- Cristo; O fim do mundo.

Fontes:
http://realismo-portugal-brasil.blogspot.com.br/2010/06/principais-autores-do-realismo-de.html
http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/literatura/realismo-portugues-contexto-historico-poesia-prosa-autores-dicas-questao-comentada-598947.shtml
http://www.nicoladavid.com/literatura/cesrio-verde

Arquivado em: Literatura