Frações e números Racionais

Por Gláucio da Silva Freitas
Desde o início da educação escolar absorvemos diferentes conteudos de forma que com o simples aprendizado que tivemos, seja suficientemente o bastante para conseguimos fazer associações usuais não só na matemática mas em  qualquer outra disciplina no nosso dia a dia. O conceito de frações é um assunto que nos deparamos frequentemente.

No pré escolar nos é passado a noção de divisão baseando-se no manuseio de materiais concretos que são ferramentas importantes no ensino da matemática, é o que chamamos de matemática concreta. É mais fácil identificar as operações fundamentais com materiais concretos do que com propriedades que são abstratas para o nosso raciocínio.

O estudo de fração apresenta uma necessidade maior do uso de materiais concretos, pois, trata- se de mostrarmos uma parte inteira subdividida em outras partes que juntas formam o inteiro. Esses conceitos elementares associados as frações nos possibilita trabalhar melhor futuramente com os números racionais, cujo a contextualização parte dos estudos de propriedades de frações.

Os números racionais tem por definição, que um número é racional quando um número pode ser escrito da forma P/Q onde Q é diferente de 0. Resumindo, os números racionais são aqueles que podem ser escritos em forma de fração. A definição anterior nos mostra que um número cujo o denominador é P, e o denominador é Q, onde Q é diferente de 0. Como não existem frações com denominador igual a 0, podemos concluir que as frações são números racionais. Em algumas definições de números racionais o termo razão pode aparecer como um termo equivalente a fração.

O conceito da divisão associado ao estudo de frações é algo que podemos utilizar par a identificação de certo número racional, quando por exemplo temos:

2/4, uma fração cujo o numerador é 2 e o denominador é 4, ou pode-se dizer que é um número racional cujo  valor de P/Q é igual 0,5 ; que é o valor da divisão de 2 por 4. Para  a identificação do número racional ter sido realizada e o número racional ter sido identificado foi necessário que o denominador da fração ou o valor de Q, na definição P/Q, fosse diferente de 0.

Logo fica fácil de observar a relação entre esses direta entre esses dois assuntos dentro do ensino da matemática, tornando assim os assuntos de divisão e frações pré requisitos necessários no estudo dos números racionais, que também servem de estudo para outras definições matemáticas.

Bibliografia:
Dante. Tudo é matemática - Ensino fundamental. Editora Ática.
Gelson Iezzi. Fundamentos de matemática Elementar 1.
Manoel Paiva. Ensino Médio. Editora Moderna.