Cardiologia

A cardiologia é uma especialidade médica responsável por diagnosticar e tratar moléstias que afetam o coração, assim como as outras estruturas pertencentes ao sistema circulatório.

Até o início do século XX, as doenças circulatórias e cardíacas apresentavam taxa bem mais reduzida do que hoje em dia, em consequência da alimentação mais saudável e do menor sedentarismo da população da época. Originalmente, a cardiologia era estudada somente como uma matéria, um anexo da Clínica Médica.

Com o início da década de 1920, devido ao veloz desenvolvimento industrial e migração da população da zona rural para a zona urbana, os hábitos gerais da população sofreu uma grande mudança, havendo uma popularização das doenças cardíacas na sociedade. No mesmo período, devido à criação do eletrocardiógrafo (máquina utilizada para realizar exames cardíacos), a Cardiologia foi grandemente impulsionada, desvencilhando-se da Clínica Médica, passando a constituir uma especialidade médica.

No Brasil, o estudo oficial da cardiologia como ciência e especialidade médica teve início com Carlos Chagas e seus colaboradores, no ano de 1909. Foram estes pesquisadores que desenvolveram as primeiras pesquisas no país a respeito das doenças do coração, além de introduzirem no Brasil o primeiro eletrocardiograma, que foi instalado no Laboratório de Manguinhos, no Rio de Janeiro.

Na década de 1950 iniciou-se a evolução eletrônica, sendo, então, fabricados equipamentos médicos cada vez mais avançados, impulsionando mais ainda a cardiologia, permitindo a obtenção de diagnósticos mais precisos.

Atualmente, apensar de as doenças cardíacas ainda representarem uma das maiores causas de morte no mundo, a cardiologia é uma das especialidades médicas que apresentam maior evolução, uma vez que possui mais de 100 anos de pesquisas.

Para um indivíduo tornar-se cardiologista ele, obrigatoriamente, deve ser formado no curso de medicina e, por conseguinte, se especializar em cardiologia, sendo que esta especialização está disponível em diversos institutos e hospitais do mundo.

Fontes:
http://www.amato.com.br/consultorio-medico/content/o-que-cardiologia-trata
http://brasilprofissoes.com.br/profissoes/cardiologista
http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/especializacao/cardiologia/

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Cardiologia, Medicina