Coloproctologia

Por Débora Carvalho Meldau
A coloproctologia é uma especialidade da medicina responsável por estudar moléstias que acometem o intestino grosso (cólon), reto e ânus. Esta palavra é derivada do grego colo = kólon, que significa parte do intestino grosso localizada entre o íleo e o reto; procto = proktós, que significa ânus e, por extensão, reto; logia = lógos, que quer dizer ciência, estudo.

Anteriormente, esta especialidade era conhecida pelo termo proctologia, sendo que posteriormente passou a ser chamada de coloproctologia, uma vez que abrange estudos e abordagens terapêuticas referentes a afecções do intestino grosso (cólon).

A primeira autoria referente ao tema foi imputada a John Arderne (1307-1392). Este foi um cirurgião inglês, considerado por alguns, como o pai da proctologia. Sua publicação de maior destaque foi um tratado a respeito de fístula anal.

Esta especialidade é reconhecida pela Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina, apresentando como órgão difusor a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP). Este último é responsável por realizar anualmente congresso de atualização e reciclagem, credenciar serviços médicos habilitados para o ensino da especialidade e emitir certificado de qualificação ao exercício da coloproctologia.

Fontes:
http://www.portaleducacao.com.br/medicina/artigos/4187/coloproctologia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Coloproctologia
http://ihaa.com.br/coloproctologiacoloproctologistainformacoes-sobre-esta-especialidade-medica/
http://inc-neuro.com.br/br/esp-coloproctologia.html

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.