Mastologia

A mastologia, também conhecida como senologia, consiste em uma especialidade médica voltada ao estudo das glândulas mamárias. O mastologista é o médico especializado em prevenir, diagnosticar e tratar patologias referentes à glândula mamária.

No Brasil, para que o médico seja mastologista, é necessário que o mesmo seja especialista em cirurgia geral ou ginecologia para, posteriormente, fazer a residência médica em Mastologia que dura, no mínimo, dois anos.

Cada dia mais está sendo necessário realizar diagnóstico e tratamento clínico e cirúrgico de moléstias benignas ou malignas que acometem as mamas de homens e mulheres. As principais queixas envolvem a dor mamária, a presença de nódulos nas mamas, os distúrbios de desenvolvimento mamário, a saída de secreção dos mamilos, as infecções e aumento do volume das mamas de homens, dentre outros.

Os exames mais comumente realizados nas mamas são a mamografia e a ultrassonografia que, quando necessário, pode ser complementado por outros exames, como punção de nódulos e cistos, biópsia por agulha e mamotomias.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mastologia
http://www.centralclinic.com.br/que_fazemos03.html
http://drjuarez.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=78&Itemid=37
http://www.bruttin.com.br/mastologia.htm

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Medicina