Reumatologia

Segundo pesquisas realizadas, existem hoje mais de cem tipos de doenças reumáticas, sendo que no Brasil, calcula-se que um número superior à quinze milhões de pessoas são afetadas por elas, entre adultos e crianças, resultando assim em grande sofrimento pessoal, podendo causar até incapacidade física e afastamento temporário ou definitivo do trabalho.

A Reumatologia é a especialidade da Medicina que pesquisa, diagnostica, e investiga tais doenças, as quais acometem os ossos, colágeno e articulações. Entres essas patologias, as mais popularmente conhecidas são as doenças reumáticas ou reumatismos.

À seguir podemos conferir alguns tipos:

1) Gota (doença causada pelo excesso de ácido úrico)

2) Diversas formas de artrite e artrose

3) Osteoporose

4) Fibromialgia

5) Febre reumática

6) Tendinites e bursites

7) Doenças que acometem a coluna vertebral

8) Doenças auto-imunes, como exemplo: Lupus eritematoso

O médico reumatologista

Para chegarmos à um tratamento correto do problema apresentado pelo paciente, primeiro faz-se necessário uma abordagem minuciosa dos sintomas, a qual será realizada pelo reumatologista que investigará todo o quadro clínico do paciente, e então fará sua avaliação e posterior diagnóstico, prescrevendo então o tratamento específico e adequado à cada caso e realizando um acompanhamento.

Formação

É necessário possuir diploma da faculdade de Medicina, com duração de seis anos, que consiste em ciclo básico ( disciplinas como farmacologia, anatomia e fisiologia), ciclo profissional ( escolha da especialidade: oncologia, ginecologia, reumatologia, etc.) e internato ou estágio ( no mínimo um ano em hospital, período integral).

Após este período há a fase de residência hospitalar, na área de Reumatologia que dura aproximadamente dois anos, onde o recém-formado será assistido por uma equipe de especialistas e professores da área, para adquirir uma certa segurança e uma inicial experiência em seu trabalho.

Atuação

São diversas as possibilidades de ambientes para exercer suas funções, tanto no setor privado ou público, tais como: consultórios particulares, clínicas, hospitais, centros esportivos, e academias. Este profissional poderá ainda desenvolver suas atividades em universidades, com pesquisa ou docência (dar aulas), ou medicina domiciliar.

O mercado de trabalho para o médico reumatologista, em geral, é amplo. Ele poderá ser recrutado através de jornais, revistas, pelos sites ou por concursos. No entanto, é necessário estar ciente de que a aprendizagem deverá ser constante, sua participação deverá ser assídua em congressos, palestras, workshops, e afins, com a finalidade de atualizar-se.

Uma visão global de cada caso, responsabilidade com a vida humana , espírito solidário, orientação ao indivíduo, além de bom relacionamento social, bom-senso, carisma e discernimento, certamente trarão ao profissional um diferencial e reconhecimento de seu trabalho.

Fontes
- Associação Paulista de Medicina
- Academia Nacional de Medicina

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Medicina