Serra Pelada

Por Thais Pacievitch
Serra Pelada é uma região localizada no município de Curionópolis, no sul do estado do Pará, distante cerca de 35 km da sede do município. A Serra Pelada foi considerada o maior garimpo a céu aberto do mundo, quando, na década de 1980, foi invadida por milhares de garimpeiros em busca de ouro.

Antes da chegada dos garimpeiros, o local onde está situada a Serra Pelada era, na verdade, um córrego estreito aos pés de um morro de uma fazenda chamada de Três Barras. O nome “Serra Pelada” foi emprestado de uma serra ao lado, cuja característica era a falta de árvores.

Não se sabe ao certo quando, ou quem espalhou o boato de que naquele local o ouro brotava no fundo e nas margens do córrego, e que dali eram extraídos quilos, ou mesmo toneladas de ouro. Milhares de garimpeiros chegaram à região. Calcula-se que a população envolvida direta ou indiretamente no garimpo foi maior do que 30 mil pessoas. De maio a novembro de 1980 foram retirados aproximadamente 7 toneladas de ouro. No fim do ano de 1981, já haviam sido retiradas do garimpo mais de 10 toneladas de ouro. No fim de dois anos, o estreito riacho já havia se transformado em um buraco de 100 metros de profundidade, do tamanho do estádio do Maracanã.

Devido à grande concentração de pessoas e a falta de infraestrutura na região, em maio de 1980 foi enviado o interventor federal Sebastião Rodrigues de Moura, o “major Curió”. Foi ele o responsável pela organização dentro e nos arredores do garimpo.

As condições de trabalho eram extremamente precárias. Quanto maior a profundidade do garimpo, maior o perigo de acidentes com garimpeiros. Os desmoronamentos eram frequentes. As escadas improvisadas e danificadas; os perigosos barrancos que se formaram e a inalação de poeira rica em monóxido de ferro tiraram a vida de muitos garimpeiros.

Em 1984, a profundidade do garimpo chegou a quase 200 metros. Nessa época, já não havia tanto ouro para ser extraído, sendo que a produção passou a diminuir ano após ano. Em 1990 foram extraídos do garimpo apenas 600 quilos de ouro. No ano seguinte, o direito de extrair o ouro foi devolvido para a Companhia Vale do Rio Doce, pois esta possuía os direitos de explorar a Serra Pelada, originalmente. Além disso, a Companhia recebeu uma indenização do Governo Federal, por ter tido seu direito de exploração da jazida prejudicada pela invasão dos garimpeiros.

Referências
NARLOCH, Leandro.  Serra Pelada: um sonho, sete brasileiros. Aventuras na história. Disponível em: http://historia.abril.com.br/comportamento/serra-pelada-sonho-sete-brasileiros-434251.shtml Acesso em 09 fev. 2011.

SERRA PELADA DO PARÁ. Disponível em: http://www.achetudoeregiao.com.br/pa/serra_pelada.htm  Acesso em 09 fev. 2011.

http://blog.revistabrasileiros.com.br/2008/08/19/desenhar-com-luz/