Ensino e Aprendizagem de Geografia no Primeiro Ciclo

Por Maíra Althoff De Bettio
O ensino de Geografia no Primeiro Ciclo, isto é, primeira e segunda série do ensino fundamental, deve basear-se no espaço e na paisagem em que a criança está inserida. É a partir daí que o aluno vai conseguir relacionar as interferências da sociedade – questões culturais, econômicas e políticas – no meio em que ele encontra-se.

De acordo com o PCN, é “através da arquitetura, da distribuição da população, dos hábitos alimentares, da divisão e constituição do trabalho, das formas de lazer e inclusive através de suas próprias características biofísicas pode-se observar a presença da natureza e sua relação com a vida dos homens em sociedade.” (p. 12).

A comparação também é uma ferramenta que esclarece muitos pontos de vista, ou seja, comparando, por exemplo, situações políticas existentes no Brasil com outras presentes em Cuba pode-se fazer um apanhado acerca do capitalismo e do socialismo a partir de características presentes em cada um dos dois países.

Além da comparação, o professor pode ter como ponto de partida o conhecimento intrínseco de cada um dos discentes a respeito do que pretende abordar, pois as crianças terão pontos de vistas diferentes, devido à diferença cultural de suas famílias e de outros meios em que elas estejam inseridas. Esse diagnóstico é importante para saber o nível em que os alunos encontram-se e evitar repassar o que eles já conhecem e dominam.

Tratando-se do ensino de geografia para séries iniciais, vale lembrar que as crianças estão em fase de alfabetização, sendo assim, é importante – não só para a área da geografia, mas para a formação do aluno – que o educador incentive os estudantes a escreverem suas anotações e que também possa mediar discussões acerca da disciplina entre os discentes.

Os desenhos também são outra ferramenta relevante durante o aprendizado, isto é, a partir deles, as crianças podem expressar os conteúdos vistos em sala de aula, além de desenvolver noções de espaço, distância, direção. Este trabalho com desenhos aproxima o estudante da linguagem cartográfica, que é fundamental no ensino da Geografia.

Dentre os materiais utilizados pelo professor dentro de classe para abordar disciplinas referentes à Geografia estão mapas, maquetes, atlas, globo terrestre, plantas, além de imagens que possam representar grandes espaços. Vale lembrar que todos estes materiais devem estar atualizados de acordo com a época em questão.