Dentista

Ensino Superior em Comunicação (Universidade Metodista de São Paulo, 2010)

O cirurgião dentista ou odontologista é o profissional responsável por prevenir, diagnosticar e tratar a saúde bucal; avaliando boca, maxilar, mandíbula e ossos da face. Também receita medicamentos, cuida da estética para melhorar o aspecto geral dos dentes e identifica problemas relacionados à mastigação, gengiva, dentes e mordida.

Para ser Dentista é preciso cursar o bacharelado em Odontologia oferecido por instituição de ensino superior devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), em período integral e com duração média de 5 anos.

Dentista examina criança. Foto: Aigars Reinholds / Shutterstock.com

A matriz curricular busca proporcionar uma visão integrada da saúde do paciente trazendo disciplinas como Bioquímica, Anatomia, Imunologia, Farmacologia, Estomatologia, Radiologia Geral, Periodontia, Materiais Dentários, Prótese Dentária, Saúde Pública, Cirurgia Buco-Maxilo Facial e Traumatologia Buco-Maxilo Facial, entre outras.

A parte prática envolve atividades em laboratório e aplicação de técnicas anestésicas e cirúrgicas, envolvendo todas as etapas evoluindo do pré até o pós-operatório.

Após concluir a formação, é obrigatório o registro junto ao Conselho Regional de Odontologia (CRO) para exercer legalmente a profissão.

Poderá trabalhar em consultórios odontológicos, hospitais, unidades básicas de saúde, cooperativas, sindicatos, creches e escolas, organizações não governamentais (ONGs), indústrias de produtos bucais, pesquisas acadêmicas, projetos sociais, etc.

Algumas de suas incumbências: extrair dentes, verificar a integridade dos materiais utilizados, oferecer infraestrutura adequada para o atendimento, manter os prontuários atualizados de acordo com as normas em vigor, realizar cirurgias, tratar alterações na raiz dos dentes, colocar implantes e próteses, efetuar clareamento dentário, esterilização de materiais, alterar a mordedura e posição através do aparelho ortodôntico, zelar pela saúde e integridade do paciente, adquirir aparelhos e instrumentação adequada, identificar alterações bucais e indicar os devidos tratamentos, explicar ao paciente os propósitos, riscos e custos dos procedimentos, entre outras.

Durante sua carreira, o Dentista poderá se especializar em diversas áreas: ortodontia, periodontia, implantodontia, prótese, endodontia, odontopediatria, patologia bucal e odontologia estética.

Além disso, é importante que busque atualização constante através de cursos de extensão e leitura de periódicos nacionais e internacionais da área. É desejável que o profissional cultive o bom relacionamento com seus pacientes, mantenha uma ótima coordenação motora e seja focado, calmo, detalhista e cuidadoso.

Em 2016 a profissão foi classificada como a segunda ocupação mais rentável do país, ficando atrás da carreira de Medicina na pesquisa apontada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Confirmando a posição favorável da profissão, vale ressaltar que no Brasil a estimativa é de que exista um cirurgião-dentista para cada 769 habitantes, revelando uma das maiores médias do mundo.

Veja o vídeo abaixo sobre o curso de Odontologia, produzido pela TV Unesp:

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Medicina, Profissões