Nutricionista

Ensino Superior em Comunicação (Universidade Metodista de São Paulo, 2010)

Nutricionista é o profissional responsável por promover, recuperar e manter a saúde das pessoas através da alimentação.

Sua missão é verificar deficiências ou detectar excessos de nutrientes em seus pacientes, indicando um cardápio exclusivo para que a alimentação seja feita de forma adequada e saudável.

O nutricionista não receita remédios, apenas indica alimentos a serem inseridos, reduzidos ou removidos da dieta. Além disso, abre o horizonte dos pacientes, orientando sobre novas opções nutricionais. A formação necessária para exercer a profissão é o bacharelado em Nutrição, oferecido por instituição de ensino superior devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). A duração média do curso é de 4 anos, e a matriz curricular visa uma formação multidisciplinar ao aluno.

Nutricionista

Foto: Bonninstudio / Shutterstock.com

Disciplinas como Bioquímica, Anatomia, Fisiologia, Composição de Alimentos e Avaliação Nutricional estão presentes no currículo.

Além da parte teórica, existe uma carga horária considerável a ser cumprida através de atividades práticas. Isso será feito em laboratórios universitários e também em estágio supervisionado. O estágio abrange quatro áreas: hospitalar, marketing, alimentação coletiva e saúde pública. Após diplomado, é obrigatório fazer o registro profissional no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN).

Depois de cumpridas essas exigências, o Nutricionista está habilitado para exercer a profissão. Já atuando, sua rotina de trabalho é realizar o diagnóstico nutricional dos pacientes, prescrever dietas e suplementos para equilíbrio da saúde, fazer o controle da qualidade dos alimentos em restaurantes, desenvolver e avaliar produtos a serem inseridos na alimentação das pessoas, entre outras atividades.

A preocupação com a saúde e o bem-estar é amplamente difundida na sociedade atual e por isso existem muitas áreas de atuação disponíveis para nutricionistas: nutrição clínica e esportiva, hospitais, clínicas de estética, marketing nutricional, indústrias de alimentos, laboratórios de análise alimentar, academias e conduzir pesquisas.

A alimentação coletiva é um nicho em expansão que também vem se abrindo para os nutricionistas. Organizações não governamentais (ONGs) buscam profissionais da área para participação em programas de combate à desnutrição em diversas partes do mundo.

Além do intercâmbio cultural, existe a possibilidade de conhecer novos alimentos e exercitar a criatividade para produzir cardápios com o que há disponível em cada região.

É importante esclarecer que existem diferenças entre Nutricionista e Nutrólogo. A Nutrologia é uma especialidade médica regularizada desde 1972 pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

O Nutrólogo é formado em Medicina com especialização na área de Nutrição. Esse profissional é responsável por diagnosticar, prevenir e tratar doenças relacionadas à alimentação; estando apto a prescrever remédios para o paciente.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Nutrição, Profissões, Saúde