Nutricionista

Por Thais Pacievitch
O nutricionista é o profissional que estuda todos os tipos de alimentos e sua interação com os processos metabólicos e fisiológicos, levando em conta a doença e a saúde, em nível comunitário ou individual. Este profissional investiga as atitudes alimentares das populações, seus impactos psicológicos, sociais, econômicas, culturais e, principalmente, em termos de salutares. Depois de realizar este trabalho, o nutricionista propõe a aplicação de uma política alimentar (baseada em moldes científicos) para fazer com que a alimentação promova um aumento na qualidade de vida das pessoas (educação alimentar).

Os requisitos exigidos para este profissional são: boa capacidade de comunicação para que, utilizando-a, possa analisar a necessidades nutricionais das pessoas sob sua responsabilidade e identificar, assim, as melhores formas de corrigir velhos e nocivos hábitos de alimentação (ser uma pessoa persuasiva é uma forma de alterar com sucesso tais hábitos).

As atividades de um nutricionista são exercidas nas clínicas e nos hospitais, nos centros regionais de saúde e em órgãos responsáveis por promoverem a educação (ou reeducação) alimentar. Os nutricionistas podem também exercer suas funções em consultórios particulares.

É cada vez maior o número de pessoas que tomam consciência da importância que uma boa alimentação traz para a saúde, desta forma, cresce a quantidade de gente interessada em uma alimentação saudável e equilibrada (afinal, isto garante uma vida mais longa, com mais saúde e sem distúrbios como, por exemplo, o indesejável aumento do tecido adiposo no organismo).

Dentre as áreas de atuação deste profissional, podemos citar a indústria (onde o nutricionista supervisiona a produção e a transformação dos gêneros alimentícios); nutrição e esporte (elaboração específica de dietas para profissionais do esporte ou de qualquer pessoa praticante de esportes interessada nestas dietas); ensino (ministração de cursos de educação alimentar para grupos comunitários); investigação (pesquisa alimentar em laboratórios de análise de alimentos, bem como em institutos e universidades); restauração coletiva (setor ligado à saúde pública, onde o nutricionista tem a função de planejar e coordenar os serviços de nutrição em órgãos públicos. Tem ainda sob sua tutela a elaboração de merenda escolar, as inspeções sanitárias e análise do processamento dos alimentos, da qualidade dos produtos e dos equipamentos utilizados).

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.