Ortopedista

Por Thais Pacievitch
O médico ortopedista é aquele profissional cuja especialização consiste em diagnosticar e tratar disfunções e lesões da locomoção (toda espécie de músculos, ossos, ligamentos, tendões, nervos e articulações). Cabe ao ortopedista a reabilitação do sistema lesionado, bem como prevenir futuras lesões.

Para ser ortopedista é necessário completar o curso de medicina e especializar-se em ortopedia (através de pós-graduação, mestrado e doutorado), também é preciso ter residência em institutos especializados ou hospitais. O curso de ortopedia dura seis anos de estudo universitário, ao qual se somam três de anos de residência e um ano opcional de educação especializada.

Para exercer esta profissão é extremamente desejável que o profissional tenha características como: gostar de promover a saúde e bem-estar dos seus pacientes, satisfação em ajudar as pessoas, responsabilidade, bom relacionamento interpessoal, carisma, capacidade de organização e de observação, agilidade, dinamismo, capacidade de diagnosticar e raciocínio lógico.

As principais atividades exercidas por este profissional são: solicitação de exames específicos e detalhados para identificar as causas do problema ou problemas do paciente; prescrição dos remédios que serão utilizados durante o tratamento; promover a consulta do paciente; elaborar o tratamento dos pacientes sob sua responsabilidade (tratá-lo com medicamentos, cirurgia ou outras formas de tratamento); diagnosticar o(s) problema(s) do paciente; manter o paciente informado sobre os cuidados necessários durante o tratamento; saber indicar uma equipe de fisioterapia para ajudar o paciente em sua recuperação; acompanhamento da recuperação do paciente e observação dos avanços conseguidos durante o tratamento.

Os locais de atuação do ortopedista são as clínicas e consultórios privados, casas de saúde, clubes (como os times de futebol e os clubes recreativos), academias e associações esportivas, hospitais públicos e privados, etc.

No Brasil, dada a precariedade da saúde pública, o mercado de trabalho para o ortopedista é bastante amplo, bem como para todos os profissionais da área de saúde.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.