Água e as Reações Químicas

Por Fabiana Santos Gonçalves
A água favorece a ocorrência de reações químicas.

As reações químicas são processos onde uma ou mais moléculas de substâncias sofrem modificações, transformando-se em outras substâncias.

Os reagentes são as moléculas que se transformam, originando o produto. A água participa das reações tanto como reagente quanto com produto.

As moléculas de água estão em constante movimentação dentro de um sistema, o que favorece a agitação das moléculas na solução. Com isso, há uma maior facilidade de “encontrarem-se” e reagirem.

Nos seres vivos é impossível calcular a quantidade de reações químicas que ocorrem nas células, mas sabemos que a vida depende dessas reações.

Ao conjunto de reações químicas que ocorrem em um organismo damos o nome de metabolismo.

Água como reagente

Quando a água participa de uma reação como reagente, o processo recebe o nome de reação de hidrólise (do grego, lise = quebra). Isso acontece porque a água promove a quebra da molécula que está reagindo com ela.

Água como produto

Quando a água participa de uma reação como produto, o processo recebe o nome de reação de síntese por desidratação, pois são retirados átomos de H e O da molécula, que se unem, formando uma molécula de água. isso ocorre nas ligações entre aminoácidos para formar as proteínas.

Fontes
Amabis, José Mariano. Biologia. Volume 1. Editora Moderna.