Química Analítica

Por Lilian Souza Pereira
A química analítica é a área de estudo da química voltada para as análises e poderá estudar a composição de amostras, ou a análise qualitativa, assim como a quantidade de determinado elemento, também chamada análise quantitativa.

Laboratório de análises químicas. Foto: Matej Kastelic / Shutterstock.com

Os fatores que devem ser considerados quando se escolhe uma técnica de química analítica são:

• A natureza da análise poderá ser elemental ou molecular, repetitiva ou intermitente.
  • As restrições inerentes aos materiais escolhidos, como por exemplo, a radioatividade.
  • As possíveis interferências que podem surgir na amostra quando há elementos similares juntos
  • Ordem de prioridade dos elementos que devem ser estudados.
  • A existência de equipamentos adequados para a análise de cada material

Deve-se também levar em conta:

• Fornecimento de energia elétrica e calor disponíveis: importantes quando não há uma infra-estrutura à disposição.
  • Abastecimento de água: algumas análises químicas necessitam de água em abundância.
  • Espaço disponível: é necessário um espaço maior quando as análises despenderem vapores tóxicos ou radioatividade, por exemplo.
  • Ambiente: poluição, alterações constantes de temperatura, umidade elevada e presença de gases podem alterar a qualidade da análise.

O método será constituído das etapas abaixo:

• Definição do problema
  • Revisão bibliográfica
  • Escolha do melhor método
  • Comprovação prática da escolha do método

Para que se possa realizar a análise da matéria escolhida dever-se-á obedecer à regras, como o cuidado para que as substâncias químicas não se alterem com o manuseio. Na prática, a química analítica trabalha com:

• Classificação das substâncias: analisando suas características, como o grau de reatividade.
  • Medição de massa: para que o resultado seja preciso, o uso de uma balança analítica se faz necessário.
  • Filtração de precipitados: utilizando equipamentos como papel filtro e funil analítico.

Para o cálculo das análises deverá ser utilizado o valor médio, ou a média aritmética da matéria e a mediana, que consiste num resultado quando os dados se apresentam de forma crescente ou decrescente.

Um dos aspectos mais importantes da química analítica é que se deve afastar qualquer tipo de erro ou interferência que possa ocorrer.

Há diversos tipos de erros, como os erros aleatórios ou indeterminados, e os erros determinados.  Os erros determinados, quando geram uma diferença muito grande do resultado esperado, apontam, normalmente, a imperícia do experimentador, que pode ocorrer das mais diferentes maneiras, como, por exemplo, uma anotação errada.

Não se pode definir como o resultado pode ser afetado por um erro indeterminado, ao contrário dos erros determinados. Para que se possa compreender a extensão do erro indeterminado, usa-se a estatística.

Entre as análises realizadas por esta área de química estão o cálculo de equilíbrio químico, em que a quantidade de reagentes e produtos devem se manter estáveis antes e depois da reação; titulação, técnica que visa determinar a quantidade de reagente numa solução através da comparação com outra espécie química semelhante; e eletroquímica e as reações de oxidação e redução.

As análises químicas quantitativas ou qualitativas possuem importantes funções em indústrias cosmética, farmacêutica, metalúrgica, de produtos de limpeza e alimentícia e, sendo assim, são fundamentais para o desenvolvimento de produtos que beneficiam toda a sociedade.

Fontes:
BATANERO, Sanchez P.; MEDEL, Sanz A. Quimica Analitica Básica. Universidad de Oviedo. 195.
PICKERING, William F. Química analítica moderna. Espanha: Reverté. 1980.
SKOOG, Douglas A.; WEST,D. m. Introducción a la química analítica. Espanha: Reverté. 1986.
SKOOG, Douglas A.; WEST,D. m. Fundamentos de química analítica. México: Thomson. 2005.