Colônias

Curta e Compartilhe!


Compartilhar no Whatsapp
Por Marina Martinez
As Colônias são formadas por vários seres vivos da mesma espécie que ficam agrupados formando uma entidade, onde interagem trabalhando em conjunto.

Essa relação intra-específica (relação entre indivíduos da mesma espécie), onde todos trabalham pelo bem comum é encontrada entre corais, esponjas, algumas bactériasalgas, medusas cnidárias, entre outros, sendo impossível a sobrevivência de um indivíduo se for separado da colônia.

As colônias são divididas em dois tipos:

Isomorfas, Homomorfas ou Homeotípica

Colônia de corais. Foto: Ethan Daniels / Shutterstock.com

Colônia de corais. Foto: Ethan Daniels / Shutterstock.com

Quando todos os seres da colônia apresentam idênticas estruturas morfológicas, executando funções iguais.

Os corais, fungos, bactérias e outros seres fazem parte das colônias homeotípicas.

Corais: Os Corais são formados por colônias coloridas de pólipos podendo formar grandes colônias de recifes. Os pólipos possuem aspecto físico com formato de um saco e uma coroa de tentáculos. São encontrados em águas tropicais e subtropicais, podendo ser encontrado também em águas frias.

Fungos: Os fungos são seres heterotróficos conhecidos como mofos, bolores ou cogumelos, possuem vários filamentos em sua estrutura. São encontrados na água, no solo, nas plantas, nos animais e no homem.  Os fungos unicelulares formam colônias pastosas, semelhantes as das bactérias, sendo pigmentadas ou não.

Bactérias: As bactérias também conhecidas como micróbios são microorganismos unicelulares e vivem também em colônias. Os bacilos e os cocos são as bactérias que formam colônias. Os bacilos gram. negativos formam colônias brilhantes e úmidas. Os estafilococos apresentam colônias opacas e médias e os estreptococos formam colônias pequenas e opacas.

Heteromorfas ou Heterotípica

Caravela. Foto: Broadbelt / Shutterstock.com

Caravela. Foto: Broadbelt / Shutterstock.com

Quando os seres da colônia apresentam estruturas morfológicas diferentes, podendo ocupar funções variadas.

Caravelas: As caravelas são colônias flutuantes de caráter heteromorfas, constituídas por pólipos polimórficos transparentes. O flutuador ou pneumatóforo é responsável por secretar gás que faz a colônia se tornar flutuante. Na colônia de caravelas, grupos de pólipos diferentes realizam funções diferentes. Um grupo é responsável pela reprodução, outro pela digestão alimentar, outros protegem a colônia, entre várias outras funções.

Leia mais!

Referências Bibliográficas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Colônia_(biologia)
http://educacao.uol.com.br/biologia/ult1698u25.jhtm
http://www.geo.com.br/portal/downloads/relacoes_ecologicas.pps