Eubiose

Por Antonio Gasparetto Junior
A Eubiose é uma sociedade de estudos ocultistas fundada em São Lourenço (MG). A palavra Eubiose é um neologismo que, de modo geral, significa bom modo de viver, ou, como preferem seus adeptos, ciência da vida. O novo termo surgiu para identificar os membros de uma sociedade comprometida com estudos ocultistas e que se denominava anteriormente como Sociedade Teosófica Brasileira.

Criada por Henrique José de Souza no ano de 1921, na cidade mineira de São Lourenço, a Sociedade Brasileira de Eubiose só se concretizou em 1924, quando foram definidos os estatutos sociais da organização na cidade de Niterói (RJ). Nesse momento, todavia, ainda era denominada como Dhânarâ Sociedade Mental Espiritualista e desenvolvia trabalhos similares ao do budismo esotérico. Nessa fase inicial, criaram-se as bases fundamentais para a fundação, em 1928, da Sociedade Teosófica Brasileira, um movimento baseado nos preceitos espiritualistas difundidos por Helena Petrovna Blavastsky.

Henrique José de Souza foi o grande nome da Eubiose. Nascido em Salvador (BA), era um grande estudioso do ocultismo e teve várias experiências de iniciação no budismo esotérico e na teosofia. Manteve contato com o teósofo Mário Roso de Luna no sentido de desenvolver os ensinamentos interrompidos de forma prematura de Helena Blavastsky. A Sociedade Brasileira de Eubiose, por sua vez, está relacionada com o processo de evolução humana que busca transformar energia em consciência, apontando caminhos do autoconhecimento. A Eubiose oferece através de sua doutrina uma fonte própria de saberes sobre a natureza oculta do homem que valoriza o crescimento coletivo.

A Eubiose ganhou força como movimento de estudos esotéricos no Brasil e Henrique José de Souza se destacou também por seus estudos sobre a identidade cultural brasileira. O impacto das novidades apresentadas inspirou e influenciou outros colégios iniciáticos e lojas maçônicas. Mas foi somente após o falecimento de Henrique José de Souza, em 1963, que a Sociedade Teosófica Brasileira assumiu o nome de Sociedade Brasileira de Eubiose.

Atualmente, a Eubiose está espelhada por diversas cidades não só no Brasil. São vários os departamentos que permitem entrar em contato com a doutrina oferecendo grande material para pesquisa. Funcionam como colégios iniciáticos. Mas há três templos principais que foram erguidos nas cidades de São Lourenço, Itaparica (BA) e Nova Xavantina (MT) que são os grandes centros do movimento eubiótico.

Fonte:
http://eubiose.org.br/