Avenida Paulista

Por Felipe Araújo
Considerada uma das mais importantes avenidas da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista apresenta inúmeras empresas multinacionais, entidades culturais, locais com alto valor histórico, agitada vida noturna e alguns dos imóveis mais caros da capital paulista. Com localização no limite entre as zonas Central e Oeste e Centro-Sul, a avenida está em uma das áreas mais elevadas, conhecida como Espigão da Paulista.

Com movimentação de milhares de pessoas todos os dias, a Avenida Paulista é o centro financeiro de maior relevância na cidade. Além das características que a tornam um polo da economia, centraliza diversas organizações de entretenimento e cultura. Passando por cima das estações de metrô Brigadeiro, Trianon-Masp, Consolação e Paulista, a avenida apresenta instituições relevantes como a Escola Estadual Estadual Rodrigues Alves, o Colégio São Luís, o MASP (Museu de Arte de São Paulo), o Instituto Pasteur, o Hospital Santa Catarina, além de uma infinidade de bancos, hotéis, consulados e empresas de todos os tipos.

Em relação a sua importância para o transporte público, é um importante eixo viário de São Paulo, fazendo a ligação entre vias de grande movimento como a Avenida Angélica, a rua da Consolação, a 23 de Maio, a Brigadeiro Luis Antônio, a Nove de Julho, a Rebouças e a Doutor Arnaldo.

Com milhares de trabalhadores de todas as classes sociais atuando na região, a Avenida Paulista apresenta restaurantes de todos os tipos, que vão de estabelecimentos com preços populares a locais onde se encontra culinária do mundo todo a um valor mais caro. É também um ponto de preservação pois, próximo à estação Trianon-Masp, encontra-se o Parque tenente Siqueira Campos (Parque Trianon), um dos pontos em que a natureza da cidade foi preservada. Na área, localiza-se a sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), o Sesi (Serviço Social da Indústria), com grande biblioteca e apresentações gratuitas, a Casa das Rosas e, próxima ao metro Consolação, cruzando a Avenida Paulista, há a Rua Augusta, o mais famoso ponto de encontro cultural da cidade, com cinemas, teatros, bares, casas noturnas e lojas de todos os tipos.

Na Avenida Paulista estão presentes os seguintes consulados: Taiwan, Suíça, Síria, República Dominicana, Mônaco, Luxemburgo, Líbano, Jordânia, Japão, Itália, Índia, França, Coreia do Sul, Chile, Bolívia, Bélgica, Argentina, Albânia e África do Sul. Outras instituições renomadas da região são: cinema Reserva Cultural, Faculdade Cásper Líbero, Rádio Gazeta FM, TV Gazeta e Teatro Gazeta.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Avenida_Paulista
http://www.estacaocult.com.br/achar.php?canal=artigos&id=64&titulo=A+Hist%F3ria+da+Avenida+Paulista
http://www.educacional.com.br/reportagens/sp450/textovpsavpaulista.asp
http://sampaulistana.blogspot.com.br/2010/10/historia-da-avenida-paulista.html
Foto: http://saopaulopedagogia.blogspot.com.br/2010/11/avenida-paulista.html