Metrô

É chamado metrô, metropolitano ou ainda metro o sistema de transporte subterrâneo de passageiros em área urbana com alta capacidade e frequência. Tal sistema é normalmente localizado em túneis e/ou viadutos e segmentado em linhas designadas entre estações. Utilizam como mecanismo propulsor múltiplas unidades elétricas sobre os trilhos ou ainda usam pneus de borracha alinhados, levitação magnética, ou monotrilho.

Linhas do Metrô de São Paulo.

Linhas do Metrô de São Paulo.

O metrô está geralmente integrado a outros sistemas de transporte público e é muito utilizado, graças à sua rapidez, eficácia e capacidade em transportar milhões de pessoas todos os dias.

As desvantagens associadas a este meio de transporte são a lotação, pouco conforto, preço alto, e ocasionalmente problemas derivados da falta de manutenção.

A história do metrô começa em 1863, com a abertura do Metropolitan Railway, hoje o ponto seminal do metrô de Londres. As vias da cidade sofriam com uma terrível superlotação e as ferrovias só atingiam as áreas periféricas, graças a uma Comissão Real de 1846, que proibia linhas ferroviárias na área central. Charles Pearson, considerado um visionário, foi o primeiro a propor a noção de "trens em tubos" em 1845, época em que a ferrovia ainda era uma novidade (o primeiro serviço de trens com passageiros foi inaugurado em 1830). Ele ajudou a convencer a Câmara dos Comuns a aprovar um projeto de lei em 1853 para que fosse construída uma ferrovia subterrânea entre Paddington e Farringdon e foi também o responsável por levantar o financiamento de investidores privados, possibilitando que as escavações começassem em 1860. Milhares de moradores pobres seriam desalojados no processo.

Metrô de Tóquio.

Metrô de Tóquio.

O projeto foi muito criticado à época, sendo chamado mesmo de "ideia estúpida" pelo jornal Times. Mas, uma vez inaugurado, o metrô de Londres acabou por se tornar um dos grandes feitos da engenharia dos tempos modernos, um fenômeno socialmente igualitário e libertador. A linha foi aberta a 10 de janeiro de 1863, e recebeu cerca de 30.000 passageiros no primeiro dia. Era a prova de que o metrô faria com que a grande massa populacional londrina fosse transportada em tempo suficiente para seus locais de trabalhos, dando a Londres uma identidade nova e ousada.

Atualmente, há linhas de metrô espalhadas por todos os continentes, sendo que algumas dos principais centros brasileiros contam com o serviço. A primeira cidade no país a contar com uma linha de metrô, foi São Paulo, somente em 1974, mais de 110 anos depois da inauguração da primeira linha na Inglaterra.

Bibliografia:
WATTS, Peter. London Underground's history (em inglês). Disponível em: < http://www.timeout.com/london/things-to-do/london-undergrounds-history-2 >. Acesso: 09/04/13.

Arquivado em: Transporte