Envelhecer com Saúde

O envelhecimento é um processo natural, porém muitos cuidados tem que haver para que possa ser realizado um processo saudável durante a vida do idoso. Com isso, os cuidados da vida no passado, atividade física e a boa alimentação são essenciais para uma boa qualidade de vida na terceira idade.  O aumento da quantidade de gordura no organismo, osteoporose , diminuição da coordenação motora e de massa muscular são apenas alguns fatores de quem tem que tomar  cuidado na hora de praticar uma atividade física. São muitos os benefícios que o esporte traz na vida do idoso: Mais disposição, musculatura mais resistente, combate a obesidade, evita o retardar da diabete e ajuda  no melhor desemprenho para as  atividades do dia a dia.

Segue 5  dicas de exercícios para idosos :

  1. Esteira, caminhada na pista ou qualquer exercício aeróbico deve ser feito no tempo de 30 a 60 minutos. Lembrando que o idoso deve respeitar  os limites do corpo.
  2. Exercício com bastão ou cabo de vassoura: Este exercício deve ser praticado de barriga para cima. Com o bastão erguido, deve-se fazer movimentos flexionados esticando o braço.
  3. Flexão com caneleira: Deitado de lado e já com as caneleiras nas pernas ( até 5 quilos já é o suficiente) o idoso deve fazer  movimentos com a perna para cima e para baixo.
  4. Panturrilha em pé: Ainda com as caneleiras, deve-se subir em um degrau e fazer movimentos forçando a parte dianteira do pé, deixando a parte de traz flexionada.
  5. Agachamento com cadeira: O idoso deve ficar atrás da cadeira fazendo movimentos de sentar e levantar flexionando os joelhos.

Fontes:
http://www.bbel.com.br/qualidade-de-vida/post/atividade-fisica-na-terceira-idade.aspx
http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=87141:a-pratica-de-exercicios-fisicos-na-terceira-idade-melhora-a-sua-expectativa-de-vida-movimente-se&catid=47:cat-saude&Itemid=328

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Saúde