Vasa prévia

A vasa prévia, também chamada de vasa praevia, consiste em uma complicação obstétrica na qual, em decorrência de uma inserção anômala do funículo umbilical na placenta, os vasos fetais cruzam o segmento inferior uterino locais, deixando os mesmos a frente da apresentação (próximos ao orifício externo do cérvix uterino).

O normal é os vasos sanguíneos do cordão umbilical ficarem isolados no interior do saco amniótico. Contudo, quando há vasa prévia, os vasos sanguíneos encontram-se presentes nas membranas sem a proteção. Havendo a ruptura das membranas, os vasos sanguíneos podem atravessar o colo do útero e serem facilmente comprimidos quando o feto alcança a porção mais baixa da pelve, reduzindo a oferta de sangue para o mesmo, resultando na queda da taxa cardíaca.

O diagnóstico precoce habitualmente é negligenciado, uma vez que se trata de uma patologia rara, de grande dificuldade de diagnóstico e que apresenta pouco tempo entre a suspeita diagnóstico e a intervenção médica. Quando a descoberta da vasa prévia é alcançada antes do início do trabalho de parto, a chance de natimorto encontra-se acima de 95%.

Com o advento da ultrassonografia com escala da cinza e, especialmente, com a associação da ultrassonografia endovaginal à dopplerfluxometria a cores, o diagnóstico desta condição passou a ser mais frequente e seguro.

Quando o diagnóstico da vasa prévia é feito nos primeiros meses de gestação, a gestante pode ser hospitalizada antes do desencadeamento o trabalho de parto, garantindo assim o rápido acesso aos cuidados médicos. No caso de detecção durante o trabalho de parto, indica-se a cesariana de emergência.

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Vasa_praevia
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-72032001000700009&script=sci_arttext

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Saúde